13 JUL 2021
EMOP
Emop implanta metodologia de controle orçamentário GMD
A Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop) mostra mais um impacto na gestão, com a introdução do projeto de Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) ‒ a metodologia consiste em novo processo de controle de gastos baseado em orçamento matricial.

A ideia é que a informação se cruze em linhas e colunas para formar matriz de despesas que torne a visualização das alterações mais fácil. Com o GMD, os gastos similares são organizados na mesma matriz. “A metodologia ajuda a controlar, acompanhar e reduzir custos para que cada centavo seja valorizado e bem administrado”, disse o diretor-geral Lucas Vivas.

No acompanhamento, os gestores devem comparar o que se estabeleceu no orçamento com o que foi realizado durante o período. Há ferramentas no mercado que automatizam o processo de cruzamento de informação para tornar a tarefa mais fácil.

Se se constata que a execução difere do planejamento, os gestores podem criar planos de ação para chegar aos valores estabelecidos no orçamento. Com a metodologia do GMD, a forma de implementar e acompanhar o desenvolvimento de despesas e receitas torna-se mais eficiente.