13 JUL 2021
Semc homenageia Maria Auxiliadora da Silva, mais conhecida como Dorita
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informou hoje (13/07) o início da agenda cultural que será publicada no site e nas redes sociais da Prefeitura de Divinópolis. O enfoque da proposta é contar a história de várias pessoas que marcaram o município, por meio de lives, entrevistas e matérias escritas.

A agenda será disponibilizada para que todos possam acompanhar e, a cada semana, serão disponibilizados momentos de volta ao passado com histórias de grandes ícones divinopolitanos.

A matéria de hoje é uma homenagem à Maria Auxiliadora da Silva, chamada pela família, amigos e conhecida na cidade como Dorita. Ela nasceu em 12 de maio de 1941 em Divinópolis e, com apenas 20 anos, foi eleita a mais bela e elegante jovem da cidade, seu hobby era viajar e colecionar miniaturas de porcelana e bonecas de vários países.

Eleita miss em um concurso no cinquentenário da cidade, em junho de 1962, Dorita era uma jovem de pele morena clara, olhos castanhos escuros e manequim 44. Em 1963 casou-se e teve quatro filhos: Carlos, Fernando, Marcos e Maurício e hoje possui duas netas, Marcela e Alice.

A divinopolitana, filha do português e comerciante Aurélio José da Silva e Maria Gontijo da Silva, mais conhecida como Dona Kita, tornou-se artista plástica, trabalhando por muitos anos em Brasília no Ministério da Educação. Em 1972 foi transferida para o Cefet/MG, onde realizou a restauração do painel do artista Guimarães que fica na entrada do prédio.

Esta é uma homenagem à mulher que marcou a história divinopolitana por sua beleza e inteligência.