05 JUL 2021
Programa de qualificação profissional para jovens é assunto de reunião

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Comitê Estadual do ‘Descubra’, realizaram encontro online para discutir os trâmites necessários para que Divinópolis se una ao programa, que incentiva a formação profissional.

O objetivo do programa é ampliar as oportunidades para adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade para que participem de programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e oferecer oportunidade de trabalho e renda.

A proposta de trabalho, as legislações que regem o programa Descubra, as ações e as competências de cada ator/entidade envolvido na execução foram apresentadas por Márcio Oliveira, promotor de justiça de Belo Horizonte. A etapa seguinte na implantação do programa em Divinópolis é a assinatura do termo de adesão. “A aprendizagem e a profissionalização são peças-chave para que os adolescentes tracem novos caminhos de vida”, disse Juliana Coelho, secretária municipal de Assistência Social, que entende o programa como oportunidade para mudar vidas e preparar profissionalmente jovens que muitas vezes estão em situação de exclusão social. “Este é um importante marco na caminhada que já começou”.

Na reunião virtual, realizada no último dia 29 de junho, estiveram presentes a vice-prefeita Janete Aparecida; a secretária de Assistência Social, Juliana Coelho; Luiz Angelo, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semde), o promotor de justiça, Carlos José Fortes; Manuella Pereira e Sandra Guimarães representando Diretoria Regional de Desenvolvimento Social de Divinópolis; Eliana Alves, Michele Teixeira e Maicon Marques, da Semas; Gustavo Moreira representando o TJMG; o juiz do Trabalho, Anselmo Bosco dos Santos; a procuradora do Trabalho, Luciana Coutinho; a defensora pública, Karina; o promotor de justiça, Márcio Rogério que também é coordenador do Programa no Estado; Jomar Teodoro Gontijo, do Grupo de Educação, Ética e Cidadania (GEEC), e os inspetores do Trabalho, Christiane Barros e Emerson Campos.

Política Pública

O Descubra foi criado em 2019 sob o Termo de Cooperação Técnica nº 082/2019 entre a Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Belo Horizonte, o Tribunal Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça de Minas gerais,  o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Por meio do programa, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade podem acessar programas de aprendizagem e cursos de qualificação profissional que lhes permitam a primeira experiência no mercado de trabalho formal e criar espaços de integração social e educacional. O êxito do Descubra requer a adesão de empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que estejam dispostas a colaborar.