15 JUN 2021
EMOP
Emop implanta setor de Qualidade total

A Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop) implantou o Setor de Qualidade, que, entre ações e ferramentas, adota o método 5S, cujas etapas são realizadas nos setores da sede administrativa e nas atividades operacionais visando melhoria e qualidade dos serviços prestados.

O programa de avaliação 5S é uma ferramenta de origem japonesa que consta de cinco sensos simples que guiam as ações nos setores de trabalho: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de bem-estar e senso de autodisciplina.

Os sensos, aplicados, são capazes de organizar processos, definir procedimentos, organizar o local de trabalho, estimular a disciplina, gerar oportunidades de melhoria, reduzir o desperdício de recursos e aumentar a eficiência operacional do setor.

Etapas

Hoje (15/06) os setores completam o senso de organização com arranjo de objetos, documentos, material e equipamentos nos locais de trabalho. Cada colaborador é responsável por organizar o espaço de trabalho, começando com mesas, gavetas, estantes, arquivos e salas.

A identificação é efetuada mediante etiquetas para cada arquivo, armário, gaveta, sala e prateleira para facilitar a visibilidade e o acesso à informação de cada item. O senso de utilização foi finalizado pelos setores da Emop em 15 de março.

O senso de limpeza deve ser aplicado todos os dias de trabalho, considerando que este é o senso primordial para organizar o espaço em que as funções são desempenhadas. Cada colaborador deve ser responsável por limpar a mesa e o local de trabalho, ciente de que mais importante que limpar é não sujar.

Como medida de aplicação do senso, a sede administrativa recebe faxina geral a cada 15 dias para assegurar que o local se mantenha sempre limpo e organizado. O evento desenvolve-se em todos os setores da Emop.
Segundo o Diretor Geral Lucas Vivas: “Com a metodologia implantada estamos conseguindo organizar nossos processos e evoluir na qualidade dos serviços prestados e ainda contamos com o engajamento de todos os colaboradores”