20 MAI 2021
Central de Imunização: missão de conservar e distribuir as vacinas

A Central de Imunização e Central de Esterilização da Prefeitura de Divinópolis é a responsável armazenar todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também os imunizantes contra a Covid-19.

Ao todo, são quase 20 tipos de vacinas de rotina e de campanha armazenadas em oito geladeiras com temperaturas variando entre 2 a 8 graus. Os imunizantes enviados pela Gerência Regional de Saúde são armazenados pela Central de Imunização e depois distribuídos para as unidades de saúde do município.

Profissionais acompanham diariamente a temperatura dos imunizantes para evitar perdas. “Na Central, conseguimos manter a temperatura ideal e controlar o estoque geral. Aqui são enviamos para as unidades de saúde a quantidade de vacina necessária. Nossa missão é entregar uma vacina de qualidade com temperatura adequada até chegar ao usuário”, destacou o técnico de enfermagem, Regiano Viana.

Para enviar até unidade de saúde, um profissional acompanha o transporte das vacinas conferindo a temperatura. As vacinas contra Covid-19 dos drive-thru nos dois postos de vacinação seguem um rigoroso controle. As caixas ficam com medidor de temperatura e as sobras voltam no final da tarde para a Central de Imunização.

Pela manhã, os imunizantes retornam para os drive-thru continuar a vacinação.  “O controle da temperatura da vacina é essencial para garantir que a população seja corretamente imunizada. É uma responsabilidade enorme armazenar porque salvamos vidas com elas. Só assim, concentrando os esforços, poderemos contribuir para estabilizar a transmissão da doença”, destacou o coordenador da Central de Imunização, Tércio Faria Leão.

20/05/2021
Central de Imunização