13 MAI 2021
Aberto cadastro para pessoas com comorbidades acima de 45 anos

A Prefeitura de Divinópolis abriu, nesta quinta-feira (13/05), o cadastro para vacinar o grupo de pessoas com comorbidades acima de 45 anos. A abertura é uma sequência do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As doses disponíveis para o público é a AstraZeneca.

O cadastro já está disponível no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br ) ou no APP Divinópolis - Opção Vacinação Covid-19. O sistema de vacinação é o drive thru no local indicado no comprovante de cadastro.

Atualmente, dois postos de vacinação estão disponíveis: Centro Administrativo ou no Divinópolis Clube.

No momento da vacinação é necessário ter os documentos de identidade com foto; comprovante de endereço; Carteira do SUS ou da Unidade de Saúde, Cartão de Vacina e Laudo ou Declaração médica comprovando a comorbidade (consultar Nota Técnica em anexo para mais esclarecimentos).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as pessoas não podem ter recebido outra vacina nos últimos 14 dias e também não ter tido Covid-19 com sintomas nos últimos 30 dias. Outra situação é não estar com sintomas da doença.

É de extrema necessidade, respeitar rigorosamente o horário marcado no comprovante de cadastramento e ter atenção com o local indicado. Chegar no horário recomendado é fundamental para evitar filas.

Para mais esclarecimentos sobre as comorbidades, é fundamental a leitura integral da Nota Técnica em anexo. De acordo com o Ministério da Saúde as comorbidades são:

•    Diabetes melitus;

•    Pneumopatias crônicas graves;

•    Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

•    Hipertensão arterial estágio 3;

•    Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão permanente e/ou comorbidade;

•    Doenças cardiovasculares;

•    Insuficiência cardíaca (IC);

•    Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

•    Cardiopatia hipertensiva;

•    Síndromes coronarianas;

•    Valvopatias;

•    Miocardiopatias e Pericardiopatias;

•    Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

•    Arritmias cardíacas;

•    Cardiopatias congênita no adulto;

•    Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

•    Doença cerebrovascular;

•    Doença renal crônica;