15 ABR 2021
100 dias - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semej), por meio do Secretário Diniz Borges e o diretor de Esportes Wesley Marcelo de Oliveira, divulga o balanço referente aos 100 dias decorridos no mandato atual.

O município recebeu recursos na média de R$ 9.300,00 mensais, por participar do ICMS Esportivo, critério de pontos estabelecido pelo Governo Federal, através da Lei nº 18.030/2009, que determina a distribuição de recursos financeiros aos municípios mineiros.

Realizada a catalogação de todas as áreas de esporte do município, campos de futebol e quadras, com as referidas fotos, localização e o estado em que se encontra cada uma. São 59 campos e 19 quadras.

Foi desenvolvido pelo CME o Jogos Escolares Virtuais de Divinópolis (e-Jed) como uma forma de manter a tradição do Jogos Escolares de Divinópolis (Jed) respeitando todas as medidas implantadas para evitar o contágio da Covid-19.

A Semej, com o objetivo de capacitar ainda mais seus profissionais, participou do 1º congresso do ICMS Esportivo, esteve no webinário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), participou do curso de capacitação da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais e também do treinamento Minas Atleta: pós-carreira. Juntamente com a Sedese foi realizado o cadastramento de Divinópolis no programa da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

A Secretaria de Esportes, em conjunto com a Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas (Semfop) e Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI) iniciou os planejamentos de revitalização do Poliesportivo Centro, Poliesportivo Niterói, Parque da Ilha e do Divinópolis Tênis Clube (DTC). Revitalização do CSU com limpeza, capina, podagem e roçamento.

Uma ação conjunta entre a Semej, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e o setor privado foi a revitalização da Pista de Cooper, trecho que dá início na avenida JK e finaliza no Clube dos Servidores Municipais, proporcionando aos cidadãos mais conforto e um ambiente seguro para praticarem suas atividades físicas.

Foi iniciada também a limpeza de campos de futebol, através destas parcerias, mas que estão suspensas neste momento devido a Onda Roxa.

Foi realizada a primeira reunião Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CME) oportunidade em que houve a eleição dos conselheiros. Foram eleitos Bruno Barros Pimenta da Associação de Basquete de Divinópolis (ABD) e José Roberto Betoni da Liga Municipal Desportiva de Divinópolis (LMDD) como representantes das entidades esportivas.

Eromar Antônio Ferreira da Diviminas/Unity e Marco Túlio Cordeiro Silva do Divinópolis Esporte Clube (DEC) para representar os profissionais desportivos das atividades educacionais. William Vinicius Silva Soares do Grupo de Educação Ética e Cidadania (GEEC) e Walberth Ribeiro da Liga Centro Oeste Fut7, representando as entidades organizadas regularmente instituídas no município.

Luciano Eurides do Sistema MPA e Arthur Charles de Sousa Barcelos como representantes da mídia esportiva local e ainda, executando os conselhos escolares da rede pública e privada estão César da Silva da Escola Estadual Santo Tomaz de Aquino e Eliane Reis da Escola Estadual São Francisco de Paula.