Na manhã desta quinta-feira, (01/04), foram entregues 60 capacetes elmo, sendo 30 para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto e outros 30 para o Hospital São João de Deus.
Os equipamentos foram adquiridos através de uma campanha realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Dentre os doadores estão o Sinduscon e um grupo de empresários. Cada capacete custa, em média, R$ 1.200,00. O transporte ficou a cargo do município, que buscou os equipamentos ontem à noite em Belo Horizonte.
O aparelho, que é uma invenção brasileira, é um suporte de ventilação não invasivo que evita em até 60% as intubações e auxilia na recuperação pulmonar.
O prefeito Gleidson Azevedo, mesmo não podendo estar presente na entrega, devido aos compromissos inerentes à atual situação do município, falou da importância da união: “Estamos em um momento em que a união de todos em prol da vida é muito importante. Agradeço a todos pelas doações”.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, que esteve presente no ato da entrega, esse equipamento tem a possibilidade de trazer benefícios em relação a não necessidade de intubação: “Isso é muito importante no cenário atual onde temos risco de falta de medicamentos necessários para intubação. Ele poderá contribuir para diminuir a piora dos pacientes. Já estamos definindo os protocolos de uso deste capacete, seguindo o manual do fabricante e ele já pode ser utilizado. O desempenho será monitorado pela equipe” explicou.