11 MAR 2021
Prefeitura apresenta programa de gestão profissional na Câmara

A Administração Municipal apresentou o programa Cidades Excelentes, em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (10/03) no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis. O programa será realizado em parceria com o Instituto Áquila, com objetivo de desdobrar os compromissos de gestão, melhorar processes e analisar oportunidades de melhoria e redução de custos e desperdício no serviço público.

Estiveram presentes o prefeito Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Janete Aparecida; o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Print Júnior; o assessor-especial de gabinete, Fernando Henrique; o líder de governo, vereador Edson Souza; a equipe do Instituto Áquila. Ainda, todo o secretariado de governo, vários vereadores participaram ativamente, além de um representante das entidades da sociedade civil.

A proposta é transformar as estrutura administrativo-burocrática do município em modelo mais flexível e empreendedor por meio do programa Cidades Excelentes. De acordo com a vice-prefeita, a finalidade do programa é desdobrar as ações do governo em todos os níveis da prefeitura, aumentando a transparência e deixando um legado de excelência para a cidade. “Precisamos de pessoas capacitadas ao nosso lado. Trazemos uma proposta importante não só na presente administração, mas também para os futuros governos. Reinventar, começar de novo. Essa é a nossa proposta para Divinópolis”, destacou.

O Instituto Áquila é uma empresa de Consultoria em gestão profissional para melhoria de resultados através de metodologia própria, com ampla experiência no setor público, que inclui prefeituras e governos estaduais. A entidade possui mais de 1.500 projetos desenvolvidos, entre os quais está a implantação do critério de meritocracia no serviço público, possui uma equipe composta por cerca de 500 consultores habilitados a entregar os resultados propostos.

Projeto

O projeto Cidades Excelentes é o resultado de mais de 20 anos de trabalho com o setor público. Nesse período, o Áquila identificou o que faz uma cidade ser considerada excelente por seus munícipes: ela precisa ter excelência fiscal, para melhorar os investimentos, transparência nas  ações governamentais e bons indicadores na educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e no seu desenvolvimento sócio econômico.

O objetivo do projeto é trazer para Divinópolis esses conceitos e auxiliar a administração a tirar suas propostas do papel, criando um ambiente favorável para a atração de negócios e prestação de serviços à população. Essa parceria trará a Divinópolis uma melhor gestão pública e que ela volte a ser referência em sua região.

Audiência

O prefeito Gleidson Azevedo (PSC) solicitou a reserva do espaço na última semana, com convite estendido a todos os vereadores da casa, ao Ministério Público e à sociedade civil. Seguindo os protocolos estabelecidos no Plano Minas Consciente, até 30 pessoas puderam acompanhar a audiência pública presencialmente na Câmara Municipal.

O líder do Executivo, vereador Edsom Sousa (CDN), disse que a apresentação da auditoria é parte do processo de transparência da nova gestão. "Além da possibilidade na redução de gastos, vamos discutir a otimização destes recursos, o acompanhamento de resultados e demais ações planejadas que visem ao desenvolvimento da nossa cidade. Todos os passos que daremos serão pensando exclusivamente no bem comum", explica o vereador.

A audiência pública foi transmitida ao vivo nos canais oficiais da TV Câmara e, logo após a conclusão, publicada na íntegra no canal do Youtube oficial da Câmara de Vereadores.

A Prefeitura realizará a segunda audiência no Plenário da Câmara para apresentação do programa Cidades Excelentes à população em geral, segundo a classificação de onda vigente para o município, com transmissão ao vivo nas redes sociais do município.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024