08 MAR 2021
Semc faz abertura de exposição “Mulher e Cultura”

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), fez a abertura da exposição “Mulher e Cultura: orgulho divinopolitano”, na sexta-feira (06/03). A exposição, que lembra um pouco da história de 24 mulheres, está localizada no hall de entrada do Centro Administrativo, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Os músicos do Fazendo Arte, receberam o público com alegria e ritmo.  No saguão, obras literárias, artesanatos, roupas de reinados e a biografia de cada divinopolitana homenageada foram expostos para o público.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, ressaltou a importância de homenagear mulheres que, com luta e coragem, entraram para a história do município. “Todas as mulheres que estão aqui, à frente do seu tempo, que enfrentaram as críticas da sociedade, entraram para a história da cidade. A Cultura está dentro de casa, dentro de nossa alma e é por isso que essa administração busca elevar nosso patamar diante dessa exposição” finalizou.

O secretário da pasta, Diniz Borges, destacou sobre o orgulho de reforçar a história dessas mulheres na exposição. “A Cultura junto com a administração pensou uma forma de está colocando essas mulheres como destaque. Pessoas que marcaram e ainda marcam gerações” reforçou.

Algumas mulheres e representantes, também estavam presentes. Zélia Brandão, representante do Carnaval, também estava presente. “É uma exposição divina e estou muito orgulhosa de fazer parte da galeria”, concluiu.

Orzelina Pereira, mais conhecida como Lina, começou a trabalhar com roupas de reinado muito cedo, evidenciando a beleza presente durante a manifestação religiosa. “Fiquei muito emocionada. Não esperava por essa homenagem”, destacou.

O prefeito, Gleidson Azevedo, registrou o momento com as homenageadas presentes e frisou a importância de um ato como esse. “É uma oportunidade muito especial para homenagear as mulheres que fazem parte da história de Divinópolis”, finalizou.

A exposição pode ser visitada por qualquer pessoa interessada, até o dia 30 de março, durante todo o horário de expediente da Prefeitura.

As divinopolitanas homenageadas foram:

Adélia Prado - É uma escritora e poetisa com destaque nacional e mundial em várias obras literárias.

Antunias Rosalba Machado – Rainha do Altar da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do bairro Porto Velho.

Batistina Maria de Sousa Corgozinho (Faleceu em 2013) - É professora e grande pesquisadora.

Celeste Brandão (Faleceu em 2016) - Pesquisadora e artista. Lançou uma pesquisa sobre Divinópolis com telas, pinturas e molduras que foi exposta em junho de 1977.

Eliana Paulino – Capitã do Vilão da Irmandade de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário do bairro Espírito Santo.

Elza dos Santos – Mais conhecida como Tia Elza, é compositora e cantora. Conhecida por suas melodias contagiantes de samba raiz.

Franciene Campos da Silva – Rainha Perpétua de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Praça do Mercado.

Guiomar Chagas – Bandeireira da Guarda Santa Luzia da Comunidade Amadeu Lacerda.

Irene Silva – É a primeira dama do Teatro. Foi diretora da Escola Estadual Miguel Couto e professora.

Joana do Majó – Sua história foi marcada pelo reinado. Uma das primeiras moradoras do bairro Nossa Senhora das Graças.

Joana Silva (Faleceu em 2017) - É parteira, benzedeira e acolhedora de pessoas que precisam de atenção e ajuda.

Joanita Aparecida Máximo Bernardo – Capitã da Guarda de Moçambique e presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do bairro Vale do Sol.

Maria Cândida – Professora, que em 1989 recebeu a “Medalha Candidés” da Câmara Municipal que é oferecida a pessoas que prestam serviços relevantes à sociedade. Colunista e jornalista de grande respeito e prestígio.

Maria da Conceição Ferreira – Mordoma da Bandeira do Aviso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito do bairro Vila Romana.

Maria de Lourdes (Dinha) – Rainha Perpétua de Santa Efigênia da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do bairro Alto São Vicente.

Nelza Malta – Artista, professora e escritora. Foi uma das primeiras professoras de arte e piano.

Oralda Andrade - É uma grande representante do Carnaval do município. Esposa do Nonô, maior carnavalesco de Divinópolis.

Orzelina Pereira - Conhecida como Lina, trabalhou com roupas de reinado, sempre evidenciando a beleza presente durante a manifestação religiosa.

Rita Carolina Oliveira Souza – Última princesa Isabel da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Praça do Mercado.

Rosa de Freitas Souza (Faleceu em 2013) - Musicista e atriz, lecionou música e canto. Violinista fez parte da Orquestra Tabará e em 1971 recebeu o título de melhor atriz de Divinópolis.

Tereza Maria de Jesus – Capitã regente da Irmandade de Santa Cruz e Nossa Senhora dos bairros São Luiz e Itaí.

Vicencia Maria Teles – Rainha Perpétua Nossa Senhora Aparecida da Irmandade dos bairros Interlagos e Dona Quita.

Zélia Brandão – Colunista social desde 2000. Em 2003 lançou o baile “Zélia Brandão abre as cortinas do passado” e se tornou um símbolo do Carnaval na cidade. Em 2014 recebeu o título de Cidadã Honorária.

Zilma Borges Naves – Mordoma da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora Desatadora dos Nós da Irmandade do bairro Nova Fortaleza.

05/03/2021
Exposição Mulher e Cultura