26 FEV 2021
Feira de Artesanato é referência para artesãos de Pará de Minas

A Feira Permanente de Artesanato da Praça do Santuário, realizada pelo Grupo Entre Amigos, em parceria com a Secretaria de Cultura (Semc), é referência para a Associação de Artesãos de Pará de Minas.

A Feira de Pará de Minas, já com 30 anos de história, está passando por um processo de reestruturação, buscando a padronização e aperfeiçoamento dos produtos oferecidos. Há dois anos, a Feira de Divinópolis se tornou semanal, com produtos artesanais e também comidas típicas.

A coordenadora do Grupo Entre Amigos, Adrienne Sant'Ana, recebeu o Assessor Executivo da Secretaria de Cultura de Pará de Minas, Gleydston Felipe e as representantes da associação, Roseli Cristina de Medeiros e Maria da Penha Gomes Santos, para uma receber informações sobre a Feira de Artesanato pelo grupo.

Adrienne apresentou fotos, documentos, reportagens e o calendário anual de eventos (suspensos devido a Pandemia), mostrando todos os processos da montagem, desde a escolha das barracas até a realização da feira e de eventos.

O retorno da Feira Permanente de Artesanato, após 11 meses de suspensão, na conhecida Praça do Santuário também entrou na pauta. "O grupo montou protocolos que estão sendo seguidos para que o retorno seguro fosse possível, com capacitações realizadas na USFJ pelo professor Frank Pereira de Andrade, com todo apoio da Secretaria de Cultura, através do secretário Diniz Borges e da Vigilância Sanitária, conseguimos retornar. Com segurança tudo é possível”, ressalta a coordenadora.

No próximo sábado, (27/02), o Grupo entre Amigos, vai visitar a Feira de Pará de Minas, interagindo com os artesãos e artesãs de lá. "Vem novidades por aí com esse intercâmbio de feiras. É importante este contato e a troca de experiências, tanto para os grupos de artesãos, como para a comunidade”, conclui Adrienne.

O Grupo Entre Amigos também deixou o convite para que os artesãos de Pará de Minas possam participar da 2°Mostra de Talentos Artesanais que deverá ser realizada em junho.