16 FEV 2021
SAÚDE
Profissionais da saúde fora da linha frente começam a ser vacinados quinta-feira

A Prefeitura de Divinópolis, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, inicia nesta quinta-feira, (18/02), a vacinação dos demais trabalhadores da área da saúde, fora da linha de frente de combate à Covid-19. A imunização será realizada na unidade de saúde onde o profissional tem cadastro. Serão disponibilizadas 1.300 doses para o grupo prioritário.

Os profissionais serão imunizados por ordem de chegada. As vacinas estarão disponíveis para os médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Também estão na lista os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde.

As doses disponíveis são, ainda, da terceira remessa enviada pelo Governo de Minas para imunizar os idosos acima de 90 anos. Nesta remessa, o Ministério da Saúde indicou uma reserva para os demais profissionais de saúde fora da linha de frente.

As vacinas estarão em todas as unidades de saúde de Divinópolis. Para se vacinar, o profissional precisa ter o cadastro na unidade de saúde do bairro onde reside. Os profissionais já cadastrados precisam levar o cartão de vacina, um documento de identidade com foto ou a carteirinha do SUS ou da unidade de saúde e o contracheque para comprovar o seu vínculo empregatício na área de saúde ou comprovante de exercício profissional.

Para os profissionais sem o cadastro, é necessário fazê-lo na unidade mais próxima da residência. O procedimento é simples e é preciso levar um documento de identidade com foto, CPF, cartão SUS (caso não tenha, será feito e impresso na unidade) comprovante de endereço e contracheque ou comprovante de exercício profissional (carteirinha do conselho).