18 JAN 2021
Prefeitura esclarece dúvidas sobre vacinação contra Covid-19

O secretário municipal de saúde, Alan Rodrigo da Silva, acompanhado da vice-prefeita Janete Aparecida, realizou, na tarde desta segunda-feira (18/01), uma entrevista coletiva para tratar da vacinação contra o Covid-19 em Divinópolis.

De acordo com o secretário, a vacinação contra o Covid-19 em Divinópolis terá início tão logo as vacinas cheguem ao município, o que poderá acontecer até sexta-feira desta semana.

A vacinação na cidade seguirá os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, ou seja, neste primeiro momento serão vacinados os profissionais de saúde que atuam nos serviços de saúde público e privado, além de idosos acima de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas).

Conforme série histórica de vacinação no município, o número de profissionais de saúde é composto por aproximadamente 7 mil pessoas e, de acordo com Janete Aparecida, as pessoas que residem em instituições de longa permanência que tem convênio com a Prefeitura de Divinópolis são cerca de 300, fora as que moram em instituições particulares, dados estes, que ainda estão sendo levantados.

Alan Rodrigo anunciou que serão criadas seis equipes tático móvel, compostas por um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, que irão até às unidades que receberão esta primeira etapa da vacina e que, neste primeiro momento, ninguém precisará procurar as unidades de saúde. “Vamos cuidar primeiro de quem está na linha de frente, precisamos destes profissionais com saúde para que continuem atendendo bem a nossa população. Nesta primeira etapa, daremos prioridade aos profissionais que atendem na UPA, nos hospitais públicos e privados e nas unidades de saúde”, destacou.

As equipes móveis serão mantidas durante todo o processo de vacinação. “Manteremos estas equipes e estamos acertando também a criação de um trabalho de drive-thru para vacinar a população e não gerar aglomeração nas unidades de saúde. Estamos criando todo um arcabouço de segurança para que tudo flua sem aglomerações” informou o secretário.

A vice-prefeita Janete Aparecida, destacou que a Administração Municipal está pensando também em bairros distantes e comunidades rurais. “Tudo está sendo feito com muito cuidado e critério para que moradores de toda a cidade, de acordo com seus grupos prioritários, recebam as vacinas igualmente e, para isso, a equipe tático móvel permanecerá em ação durante toda a campanha de vacinação”, salientou.

A vice-prefeita fez ainda um pedido à toda população. “A vacina é a esperança para a vida próxima do normal, esperança para voltarmos às aulas, para estarmos próximos dos nossos entes queridos. Para que isso aconteça precisamos que todos procurem se vacinar, mas, ao mesmo tempo, mesmo após a vacinação os cuidados continuam. Quem vai falar que o perigo passou é a ciência, até lá as medidas preventivas devem continuar” destacou.

Para iniciar a vacinação contra o Covid-19 em Divinópolis o secretário informou que foi escolhida foi uma mulher, profissional da área da saúde, que será mantida em sigilo e pediu que todos se unam na #vacinadivinopolis. “A vacina é a vitória da ciência e convido a todos que forem sendo vacinados que comemorem utilizando a #vacinadivinopolis para que a campanha seja aceita e, assim que possível, nossa população esteja imunizada”.