05 AGO 2020
Assinada ordem de serviço para as obras do PAC em vários bairros de Divinópolis

O Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, recebeu nesta quarta-feira (05/08), o Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, e o Deputado Federal, Domingos Sávio, para a assinatura da ordem de serviço de início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O empreendimento que inclui pavimentação, drenagem pluvial e esgotamento sanitário, contemplarão os bairros Grajaú, São Simão, Terra Azul e Costa Azul, Jardinópolis, Floresta e Jardim Real.

Segundo Galileu, os recursos eram reivindicados desde o início de sua gestão. “Nos últimos três anos, participamos de reuniões, com o apoio do Deputado Domingos Sávio, em vários Ministérios para que os recursos fossem liberados para finalmente realizar as obras nesses bairros. Finalmente estamos aqui assinando essa ordem de serviço, para finalmente iniciar essas tão sonhadas obras nesses bairros”, completa o prefeito.

Serão investidos mais de R$ 16 milhões, sendo R$ 6.366.668,96 (Seis milhões, trezentos e sessenta e seis mil, seiscentos e sessenta e oito reais e noventa e seis centavos) para execução das obras de sistema de esgotamento sanitário nos bairros Jardinópolis, Floresta e Jardim Real, além de R$ 9.027.370,68 (nove milhões, vinte e sete mil, trezentos e setenta reais e sessenta e oito centavos) para drenagem e pavimentação nos bairros Terra Azul, Costa Azul, Grajaú e São Simão.

O Deputado Federal Domingos Sávio comenta que, junto com Galileu, sempre lutou pela liberação da verba. “A paralisação das obras prejudicava à população, que há anos clamava por melhorias, como o asfalto e o saneamento. Eu e o Prefeito enfrentamos esse problema, acreditamos que esses recursos seriam liberados, e finalmente, as obras serão concluídas”, ressalta Domingos.

Pedro Maranhão, Secretário Nacional de Saneamento, explicou que a União do Prefeito e do Deputado em prol dessas obras foi um dos pontos chave para que essas melhorias pudessem acontecer. “Quando os recebi no Ministério, perguntei se eram aliados e me disseram que não, mas que estavam lá unidos para conseguir viabilizar o recurso para esses bairros. Diante de tanta força de vontade desses gestores, entrei nessa luta para destravar esse processo e hoje estamos muito satisfeitos em estar aqui assinando a ordem de serviço”, completou o secretário.

A ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Terra Azul, Sônia Aparecida de Sousa Andrade, fala que há anos a população espera por essas melhorias. “Há anos estamos passando dificuldades aqui com tanta poeira. Graças ao prefeito, ao deputado, agora a obra vai sair. Estamos muito esperançosos, agora a obra vai sair sim”, salienta.

Na próxima semana as empresas Emconbras e F. Abreu, ganhadoras do processo licitatório iniciarão a topografia dos locais.

Fonte: Assessoria PMD