21 JUL 2020
OBRAS
Liberadas as obras do PAC nos bairros Grajaú, São Simão, Terra Azul e Costa Azul, Jardinópolis, Floresta e Jardim Real

Prefeito e Deputado irão a Brasília assinar autorização para início

das obras na próxima semana

Agora é oficial. A Prefeitura de Divinópolis obteve, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, resposta positiva sobre a verba para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que trará benefícios aos bairros Grajaú, São Simão, Terra Azul e Costa Azul.

Na manhã desta terça-feira (21/07), o Prefeito Galileu Teixeira Machado recebeu do Deputado Federal Domingos Sávio, a confirmação da liberação da verba para início das atividades de asfaltamento das vias de transporte coletivo dos bairros. Os recursos também contemplam a construção da rede de esgoto dos Bairros Jardinópolis, Floresta e Jardim Real. O projeto já está licitação e agora poderá ser executado.

Esse recurso era reivindicado pelo município desde o início da gestão. Galileu, com o apoio do deputado, participou de inúmeros encontros em vários Ministérios e na própria Caixa Econômica Federal até a confirmação de hoje. Depois de insistentes idas dos representantes a Brasília, o Ministério do Desenvolvimento Regional autorizou o início das obras na cidade.

Serão investidos mais de R$ 16 milhões; R$ 6.366.668,96 (Seis milhões, trezentos e sessenta e seis mil, seiscentos e sessenta e oito reais e noventa e seis centavos) para execução das obras de sistema de esgotamento sanitário nos bairros Jardinópolis, Floresta e Jardim Real. E R$ 9.027.370,68 (nove milhões, vinte e sete mil, trezentos e setenta reais e sessenta e oito centavos) para drenagem e pavimentação nos bairros Terra Azul, Costa Azul, Grajaú e São Simão.

O programa estava paralisado há cerca de dez anos. Após a liberação por parte do Ministério Público, a atual gestão tratou de reunir novamente toda a documentação necessária e realizar novas licitações para desbloqueio dos recursos.

Galileu Machado lembra que o município enfrenta dificuldades financeiras deste o início da gestão, mas em nenhum momento a administração deixou esses percalços impedirem a busca por investimentos.

“Apesar de todos os problemas que temos enfrentado desde 2017, quando as atuais administrações assumiram e diante a retenção de R$ 100 milhões de Divinópolis pelo Governo de Minas, não deixamos de nos esforçar para buscar recursos para cidade. Estamos trabalhando com todos os meios que temos para conseguir suprir as demandas da população. Por isso, este momento é de imensa alegria para nós e deve ser comemorado com todos os cidadãos”, ressalta Galileu.

Segundo o Deputado Domingos Sávio, que vinha acompanhando a situação desde as outras gestões, o projeto estava quase perdido, mas juntos, ele e Galileu conseguiram retomar este sonho.

“Mostrei ao ministro o esforço que fizemos ao longo de três longos anos junto à equipe técnica da Prefeitura de Divinópolis e da Caixa Econômica Federal. Todo o trabalho que o Ministério do Desenvolvimento Regional solicitou foi realizado no Município e aprovado em Belo Horizonte. Em junho, os documentos chegaram em Brasília sem nenhuma outra correção a ser realizada e então fui pedir prioridade total e análise final dos documentos para que os recursos fossem liberados e as obras reiniciadas”, afirmou Domingos Sávio.

Fonte: Assessoria PMD