09 JUN 2020
Dinheiro para investimentos em infraestrutura é liberado pelo Tesouro Nacional
Prefeito Galileu Machado assina contrato do financiamento na próxima semana

Depois de três anos de muitas dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura, finalmente, notícias importantes para a população de Divinópolis. A primeira delas é liberação de R$ 15 milhões para a pavimentação, recapeamento e drenagem pluvial em várias ruas da cidade. Os recursos fazem parte de empréstimo autorizado pela Câmara Municipal no final do ano passado. Somente agora, com a liberação do Tesouro Nacional, em Brasília, é que o repasse do dinheiro foi liberado.

“Estes R$ 15 milhões são do Banco do Brasil e teremos mais R$ 25 milhões que serão liberados pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, serão R$ 40 milhões de reais em infraestrutura”, informa o Prefeito Galileu machado. Segundo ele, a assinatura do contrato com o Banco do Brasil irá acontecer já na próxima semana. “Uma vez assinado, iniciaremos imediatamente as obras. Para adiantar esse processo, já realizamos a licitação. Em poucos dias, Divinópolis irá se tornar um canteiro de obras”, comemora o Prefeito.

A ruas beneficiadas com os R$ 15 milhões já estão definidas e constam do processo licitatório. São elas as ruas e Embaúbas, Vicente Valério, Vinte e Um de Abril (da Sergipe até a Rua Contorno), Mendes Mourão, Cambuquira, Professor Francisco Dias, Guaraci, Tiradentes, Iraque, Rinaldo Passos, Ibirité e Guapé. Também estão previstas obras de recapeamento no Bairro Icaraí e nas ruas do Cobre e Bronze. Nos bairros Nossa Senhora das Graças e Tietê, será feito o recapeamento da linha de transporte coletivo. E mais: calçamento em várias rias de Buritis e no acesso ao complexo Getsemani.

Sobre a Rua Ibirité, Galileu Machado garante que a comemoração é dupla. “Além dessa melhoria importante, tivemos uma participação fundamental na construção da trincheira ligando o Alvorada ao Nossa Senhora da Conceição e Serra Verde. Logo no início do mandato, estivemos em Belo Horizonte para solicitar a agilização das obras do anel rodoviário e essa trincheira fazia parte dela”, ressalta.

De acordo com o Prefeito, obras que dependiam de autorização federal para serem executadas também já estão em fase final de liberação. “Esperamos ainda para este mês de junho, mês de aniversário de Divinópolis, a confirmação da pavimentação dos bairros São Simão, Grajaú, Terra Azul e Costa Azul e a construção de 24 apartamentos para famílias do Alto São Vicente”, elenca Galileu Machado.

Também deve ser iniciada no início do segundo semestre o encabeçamento do viaduto do Complexo da Ferradura, que vai ligar a MG 050 e o Distrito Industrial à rodovia que liga Divinópolis a Carmo do Cajuru. O processo licitatório está em fase final. Esta obra faz parte do projeto do contorno rodoviário de Divinópolis. Da estrada de Cajuru será possível ter acesso à BR 494, graças a ponte que será construída próximo ao Bairro Quinta das Palmeiras, próximo ao aeroporto. Os recursos para a nova ponte estão previstos nos R$ 25 milhões contratados junto à Caixa Econômica.

Além das obras que já estão por vir, outras já estão em fase de execução. Dentre elas, o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, do Bairro Jardinópolis, e a colocação de 1400 braços de iluminação pública espalhados por toda cidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024