19 MAI 2020
Ibope realiza testes rápidos de Covid-19 em Divinópolis

O Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), está realizando a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (Epicovid-19). O objetivo da pesquisa é estimar a proporção, estudar a evolução e a velocidade de casos da doença no Brasil, além de avaliar os sintomas mais frequentes. Os estudos são realizados em três rodadas, com intervalo de 2 semanas entre uma pesquisa e outra.

Divinópolis é um dos 133 municípios brasileiros que estão recebendo visitas domiciliares dos pesquisadores do Ibope. A cada rodada, os pesquisadores irão entrevistar e aplicar testes rápidos de covid-19 em 250 residências, escolhidas de forma aleatória. Todos os testes são gratuitos e a participação na pesquisa é voluntária, cabendo ao cidadão decidir se deve ou não realizar os testes.

Os agentes da pesquisa, devidamente identificados e protegidos com equipamentos de proteção individual (EPIs), aplicam um breve questionário. Após a entrevista, os profissionais coletam uma amostra de sangue da ponta do dedo da pessoa participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Apenas um morador de cada domicílio será testado. Caso este morador seja diagnosticado com coronavírus, os demais residentes receberão os testes. Além disso, os pesquisadores entregarão um informativo com orientações e repassam o contato do participante para acompanhamento à Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria PMD