29 ABR 2020
Coronavírus: Divinópolis tem 88 casos confirmados e 144 descartados

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) atualizou, nesta quarta-feira (29/04), os dados sobre a pandemia do novo coronavírus, no município. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde através da plataforma “FormSUScap”. O novo boletim aponta 88 casos confirmados, 1450 notificados e 144 descartados. Divinópolis teve apenas um óbito causado pela doença até o momento.

A faixa etária com maior número de suspeitos é de 20 a 39 anos com 661 casos. Crianças menores de um ano tem 26 notificados; 94 pertencem a faixa etária de um a quatro anos; 40 tem entre cinco e nove anos; 81 tem entre 10 e 19 anos. A faixa etária de 40 a 59 anos tem 382 casos suspeitos e 166 notificados tem mais 60 anos. Do total, 672 são do sexo masculino e 778 pertencem ao sexo feminino.

Dos casos confirmados, 50 pertencem ao sexo feminino e 38 ao sexo masculino. A faixa etária com maior número de infectados é de 40 a 59 anos em que 41 pessoas testaram positivas para covid-19.

Em relação aos pacientes internados nas redes hospitalares do município e que apresentam quadro clínico compatível de Covid-19, até a presente data, 19 estão na enfermaria e 12 em Unidade de Terapia Intensiva (CTI). Dos pacientes internados ou que foram atendidos no ambulatório, e estão em isolamento domiciliar, são 778 ao todo.

Quanto aos leitos de UTI da rede pública, a taxa de ocupação é de 58%, e da rede particular 41%.
O índice de infecção por cada 100 mil habitantes no município marca 36,94%, contra 34,67% do índice nacional.

Desde o início da pandemia no município, a administração tem criado estratégias e medidas de segurança e higiene com o objetivo de minimizar os riscos de contágio da população pelo novo coronavírus.

O secretário da pasta, Amarildo Sousa, explica que o principal protocolo a ser adotado ainda é o isolamento social, aliado a uma higiene constante e o uso de máscaras.

“Estamos fazendo todo o possível para amenizar o impacto da doença na vida dos cidadãos. Para isso, desde março adotamos o isolamento social, que deve ser seguido por todos os moradores da cidade. Aqueles que não conseguem se manter em constante isolamento, devem evitar contato com outras pessoas e principalmente aglomerações. Além de reforçar os hábitos de higiene como, lavar as mãos constantemente, fazer o uso de álcool gel 70° e adotar o uso de máscaras”, ressalta Amarildo.

DIVINÓPOLIS - ATUALIZAÇÃO: 29/04/2020
OCUPAÇÃO HOSPITALAR - UTI

Divinópolis conta com 134 leitos de UTI, sendo 56 para atendimentos pelo SUS e 78 na rede particular. Estamos com uma ocupação de 58,9% dos leitos SUS (33 pacientes) e 41% de leitos particulares (32 pacientes). Os leitos SUS estão disponíveis para atender os municípios de Divinópolis, Araújos, Claudio, Cajuru, Itapecerica, São Gonçalo, São Sebastião do Oeste e Perdigão, abrangendo aproximadamente 351.000 habitantes. Na rede particular, os leitos podem ser ocupados por habitantes de municípios da nossa região, que possuem convênios com os hospitais particulares de Divinópolis.

INCIDÊNCIA
Com um total de 88 casos positivos em Divinópolis, a incidência é de 36,94 casos positivos para cada 100.000 habitantes. Minas Gerais possui 8,29 casos positivos para cada 100.000 habitantes. Brasil está com 34,67 casos positivos para cada 100.000 habitantes. A região de Divinópolis, com os municípios acima mencionados esta em 29,34 casos para cada 100.000 habitantes.

CIRCULAÇÃO VIRAL
Dos exames realizados para o COVID19, 43,8% foram positivos, demonstrando alta circulação do vírus em nossa região. Nossos hospitais estão com 31 pessoas internadas com sintomas e quadro clínico compatível com infecção pelo COVID19, lembrando que são pessoas da região e não somente de Divinópolis.  O município possui um óbito registrado, por COVID19.

ISOLAMENTO SOCIAL
Importante lembrar que somente 20% dos infectados necessitarão de serviços de saúde, sendo que os demais se recuperarão espontaneamente. O isolamento social proposto por Divinópolis no inicio da pandemia permitiu ganharmos tempo para organizar os serviços aptos a receber a demanda advinda do COVID19, mas a situação requer muito cuidado, atenção às regras sanitárias e cooperação de todos.

Com grande incidência e circulação viral o serviço hospitalar pode colapsar caso a sociedade se descuidar. Fiquem atentos, fiquem em casa o máximo que puderem, para que não haja necessidade de aumentar o rigor no isolamento social.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE - DIVINÓPOLIS

Fonte: Assesoria PMD