20 ABR 2020
FAZENDA
Prefeitura adota alternativa para promover o comércio de agricultura familiar durante a pandemia

A Prefeitura de Divinópolis, desde os decretos que suspenderam atividades específicas no município como forma de combate ao novo coronavírus, busca soluções inteligentes para minimizar o impacto do isolamento social na economia local.

Com a proibição de feiras livres na cidade, a administração, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio (Semgov), adotou uma alternativa para ajudar os pequenos produtores no escoamento de sua produção.

A partir do próximo sábado (25/04), comerciantes da agricultura família, poderão retomar suas atividades com sistema drive thru. O comércio acontecerá aos sábados de 7h à 12h no Parque de Exposições de Divinópolis, local aberto e amplo, permitindo um afastamento entre os expositores. Os compradores serão atendidos dentro dos próprios carros.

A medida busca promover o mercado de escoamento de produção dos pequenos agricultores, respeitando os protocolos de segurança e higiene que possam garantir a saúde dos expositores e dos visitantes contra o Covid-19.

Gustavo Mendes, secretário da pasta comenta sobre a união dos comerciantes deste ramo, permitindo a implementação do sistema que trará um benefício a toda população.

“Precisamos fazer com que a produção desses agricultores chegue à mesa dos consumidores, mas precisamos fazer isso de maneira responsável, consciente e segura. Os produtores estão unidos e dispostos a realizar o comércio de maneira regulamentada e organizada para benefício de todos”, afirma Gustavo.

No percurso, o motorista estaciona na primeira parte da feira onde realiza o pedido dos produtos, na sequência faz o pagamento e em seguida o comprador retira os produtos comprados.

O projeto “Comércio de Produtos Seguros de Agricultura Familiar - Drive Thru” é baseado em um modelo proposto pelo Sebrae Minas, apresentado à Prefeitura de Divinópolis, por meio de integrantes do grupo Líder Novo Oeste. A iniciativa tem o apoio do Sindicato Rural de Divinópolis, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater);  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comseans) e Grupo Líder Novo Oeste.

Não será permitida a comercialização de lanches no local, somente produtos de hortifrúti, panificação e de origem animal. Os interessados deverão ainda fazer um cadastramento site da www.divinopolis.mg.gov.br ou através do APPDivinópolis.

Fonte: Assessoria PMD