16 ABR 2020
FAZENDA
Prefeitura reorganiza funcionamento do comércio em Divinópolis

Grupo multidisciplinar nomeado pelo prefeito Galileu criou plano de retomada das atividades comerciais

O Prefeito Galileu Machado, aprovou na manhã desta quinta-feira (16/04), o plano de retomada das atividades comerciais em Divinópolis. O documento foi elaborado por membros do grupo multidisciplinar formado para esse fim. Foram definidas regras, modelos de funcionamento da atividade empresarial no âmbito comercial, industrial, prestação de serviços, e demais atividades durante a pandemia.

A expectativa que essa reabertura aconteça no dia 23 de abril. Durante os próximos dias a equipe estará acompanhando de perto a evolução dos números e a taxa de ocupação dos leitos na cidade. O prefeito marcou uma reunião para o dia 22 de abril onde será a decisão final.

No documento ficou estabelecido que o comércio só poderá reabrir cumprindo os critérios do Ministério da Saúde. Entre eles definir um responsável por controlar as medidas de segurança e prevenção, treinar os demais funcionários, fazer os controles e registros necessários. Somente adentrarão aos respectivos estabelecimentos o número de usuários correspondentes ao número de atendentes disponíveis. Realizar a higienização constante a cada atendimento das superfícies (balcões, carrinhos, cestas, bancadas, esteiras, máquinas de cartão de crédito/débito e etc.), utilizando álcool ou álcool gel 70%. Sinalizar e fiscalizar tanto no interior da loja, quanto no passeio, o distanciamento de 02 (dois) metros entre clientes aguardando atendimento, e afixar placas ou cartazes orientando os clientes quanto ao espaçamento, a fim de evitar aglomeração de pessoas. Implementar comunicação sonora e/ou visual através de cartazes, displays, placas e afins em locais estratégicos, sobre as recomendações do Ministério da Saúde quanto a limpeza e desinfecção das mãos.

O plano determina também que os funcionários e empregadores deverão usar além do equipamento de proteção individual, de acordo com a norma regulamentadora – NR nº 9 do Ministério do Trabalho e Emprego, deverão utilizar máscaras. A empresas precisarão verificar diariamente com os funcionários sobre os sintomas da Covid-19, caso apresente algum sintoma o funcionário deverá ser afastado temporariamente das atividades. Os estabelecimentos empresariais só poderão permitir a entrada de pessoas com a utilização de máscaras.

Já os prestadores dos serviços e profissionais liberais com atendimento individual, deverão realizar o atendimento com utilização de máscaras pelo cliente e profissional. Manter distanciamento de dois metros entre profissional e cliente. Parada para higienização e desinfecção do ambiente a cada atendimento nas dependências do local de trabalho. O atendimento deverá ser agendado com um cliente para cada profissional.

O prefeito, Galileu Machado, reforçou que todo processo será realizado de maneira mais segura possível para a população. “Estou muito preocupado com o povo de Divinópolis. Sei das dificuldades que muitos estão passando e essa retomada do comércio deve tranquila e segura para todos. Mas o que não quero, de jeito nenhum, é colocar em risco a vida das pessoas. Peço que permaneçam em suas casas, evitem sair ao máximo. A equipe vai monitorar a situação e dando tudo certo dia 23 será determinada a reabertura das atividades comerciais ”, completa.

O Secretário de Saúde, Amarildo Sousa, complementa explicando que uma das medidas adotadas será o uso obrigatório de máscaras pelos cidadãos. “As máscaras podem ser de pano, desde que de uso individual. Vamos trabalhar para conseguir a retomada do comércio. Mas para essa decisão a colaboração da população é fundamental. Nossas vidas ainda não voltaram ao normal, devem ser tomados todos os cuidados desde já. A colaboração com o isolamento agora que viabilizará essa flexibilização”, finaliza.

Fonte: PMD