O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, entregou nesta quarta-feira (02/12), no Teatro Municipal Usina Gravatá, medalhas para estudantes premiados na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ao todo foram 110 estudantes premiados de escolas municipais, estaduais e particulares. O vice-prefeito, Rodrigo Resende, também participou da solenidade.
A competição foi realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e reuniu 9.552 escolas de todo o Brasil com a participação de 838 mil estudantes de todo o país.
O prefeito destacou a importância de articula com a rede municipal, estadual e particular para conquistar os resultados. “Essa premiação é um colheita. Estamos sempre valorizando nossa rede municipal, que é nosso dever, articulando com as escolas estaduais e particulares com participações em evento e outros ações. Hoje essa colheita não é por acaso, mas temos propostas de valorização dos professores, erradicamos o analfabetismo e tudo isso articulado com as famílias para conquistarmos o resultado”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito, Rodrigo Resende, afirmou que a premiação é resultado de um trabalho realizado ao longo dos anos. “Temos que parabenizar os alunos pela essa excelente conquista em um universo de quase 800 mil alunos. Os premiados levam o nome da cidade para fora e o resultado é um esforço do poder público para manter uma educação de qualidade”, destacou.
As escolas municipais São Geraldo, Otávio Olímpio de Oliveira e José Carlos Pereira foram premiados com 18 medalhas. A estudante Daiane Alves da Escola Estadual Antônio Gonçalves, tentou três vezes e conseguiu a medalha de bronze. “Fiz a prova e desta vez consegui. Estou feliz com o resultado em conseguir essa premiação para escola”, disse.
22 alunos da Escola Antônio Gonçalves foram selecionados para receberem as medalhas. Outra Escola Estadual premiada foi a Jovelino Rabelo com duas medalhas.
Três escolas particulares receberam medalhas nesta edição. Somente os estudantes da Crescer Podium foram premiados com 44 medalhas. Cleber Francisco da Chagas e Adriana Rodrigues Chagas, pais de Pedro Rodrigues Chagas da Crescer Podium, receberam a medalha do filho, que morreu em um acidente em junho desde ano.
Já os estudantes do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração conquistaram 11 medalhas. O Centro Recreativo Santa Clara (Cecri) conquistou quatro medalhas.
Participaram da solenidade os secretários Bernardo Rodrigues (Cultura) e Rosimare Lasmar da Costa (Educação), além dos vereadores Edmilson Andrade, Marquinho Clementino e Raimundo Nonato. O presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Simpro) em Divinópolis, Rodrigo Rodrigues Ferreira, representante da Superintendência Regional de Ensino, Margarida Romão e o representante do Conselho Municipal de Educação, Cleuver Luiz Alves Mota também participaram da solenidade.