O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, empossou na manhã desta quinta-feira (03/12) os membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Ao todo 24 pessoas foram nomeadas na solenidade realizada na sede da Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom). Vladimir anunciou inclusão de um capítulo sobre as necessidades dos deficientes no Plano de Mobilidade Urbana do município.
A presidente do conselho, Andréia Martins Amaro, destacou sobre a necessidade de políticas para as pessoas com deficiência. “Queremos conscientizar a sociedade para igualdade das pessoas com deficiência. Vamos celebrar as conquistas com as pessoas com deficiência e trabalharemos para inclusão social. Vamos trabalhar em conjunto com a participação popular e a administração pública. Com muito orgulho que buscarei com meus parceiros os direitos básicos para as pessoas com deficiência”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres, lembrou das ações da pasta para beneficiar as pessoas com deficiência. “Temos vinculado a secretaria o Centro de Convivência Salviano Avelar, que atende portadores de necessidade especiais, que são os deficientes intelectuais e também o Programa Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), que atende 500 pessoas. Agora o conselho vai nos ajudar com as políticas para os deficientes”, disse Prazeres.
O vice-prefeito, Rodrigo Resende, lembrou dos avanços do município na inclusão dos deficientes. “Rampas foram construídas, frota de ônibus 100% acessível e vários espaços públicos foram adaptados para os deficientes. A cidade caminhou com muitos projetos e agora vai fortalecer com a criação do conselho”, disse.
O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, destacou a contribuição do conselho para os deficientes. “Será de extrema importância porque terá o papel de fazer um bom diagnóstico de como as pessoas são atendidas e se algum deficiente está sem atendimento ou sem acesso a escola. O conselho vai nos ajudar e contribuir na elaboração de políticas públicas para os deficientes”, disse.
Ainda em discurso, Vladimir Azevedo confirmou que o Plano de Mobilidade Urbano do município terá um capítulo especial para as pessoas com deficiência. “Estamos avançando no Plano de Mobilidade Urbana e vamos dedicar um capítulo para política de acessibilidade. Neste quesito o conselho e Adefom tem um papel muito forte nesta elaboração”, afirmou Vladimir Azevedo.
Os conselheiros representam a sociedade civil e o governo. As instituições que fazem parte do conselho são: Instituto Helena Antipoff, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG), Sociedade dos Surdos de Divinópolis, Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), Escola Para Surdos AAvida. Do Governo Municipal fazem parte as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Esporte e Juventude, Educação, Trânsito e Transporte, além da Câmara Municipal de Divinópolis.