31 MAR 2020
SOCIAL
Prefeitura busca parceria com empresários para o aumento das doações ao Banco de Alimentos

A Prefeitura de Divinópolis tem buscado ampliar sua rede de atendimento à população carente, principalmente aqueles que, com o COVID-19, passaram a integrar a relação dos que necessitam de atenção especial. E um dos mecanismos para se garantir de forma essa resposta é o Banco de Alimentos, unidade mantida pela Administração Municipal e que, em parceria com empresários locais, processa e distribui mercadorias que seriam dispensadas. São alimentos que, mesmo ainda em bom estado, são descartados pelo consumidor nos supermercados de varejões.

Várias entidades assistenciais são beneficiadas e, diante da possibilidade de ampliar essa oferta, os integrantes do Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas, vereador Renato Ferreira e o presidente do Sindicato dos Contabilistas, Sérgio Bebiano, e a Diretora Sobre Drogas da Prefeitura, Luciana Capanema visitaram o Banco de Alimentos. Para isso, o grupo irá trabalhar para ampliar as doações hoje recebidas pelo setor. Também participou da visita o secretário de Cultura, Gustavo Mendes. O grupo foi recebido pela Coordenadora do Branco, Cláudia Santana.

Sobre o Banco

O Banco de Alimentos, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), visa a segurança alimentar e o acesso ao direito ao alimento, o programa conta com uma equipe qualificada. A estrutura profissional e logística é responsável pela triagem e distribuição dos alimentos a partir de cadastro e critérios da secretaria. Além disso, os doadores recebem uma prestação de contas sobre o destino de tudo que é doado. Só em 2019, no período de janeiro a setembro, mais de 31 toneladas foram distribuídas. A iniciativa representa o aproveitamento integral dos alimentos e o combate ao desperdício.

Fonte: PMD