Automatizar e agilizar a liberação de certidões de vistorias de lotes, licenças de projetos e obras, é o que o sistema Aprovação Digital da Prefeitura Municipal de Divinópolis trará ao cidadão. Na próxima segunda-feira (02/03), já estará disponível na plataforma a certidão de vistoria fiscal de lotes.
A ferramenta permite a engenheiros e arquitetos, na primeira etapa, obter certidões de lotes vagos e edificados pela internet, de maneira simples e menos burocrática. É possível fazer o cadastro, gestão e todas as etapas do processo na nuvem, pelo profissional ou analista. O que diminuirá o tempo em eventuais filas e deslocamentos, além de economia nas impressões de arquivos e menor número de correções.
Atualmente o processo é presencial e leva em média de 15 a 20 dias para a emissão da certidão. Com o Aprovação Digital, a certidão de vistoria fiscal de lotes, será feita em dois dias úteis, após pagamento da taxa e 100% digital.
De acordo com o Diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico, Bruno Pereira, vários serviços passarão a ser feitos dentro do Aprovação Digital como: Aprovação de Projetos, Alvará de Construção, Habite-se, Demolição e as Certidões de Vistorias. “Após uma determinação do Prefeito Galileu, nós começamos a desburocratizar vários processos dentro da administração. A ideia é contribuir para impulsionar o mercado imobiliário e, especialmente, facilitar o trabalho de Arquitetos e Engenheiros, que encaminham e acompanham o tramite de seus processos diariamente na Prefeitura”, explica Bruno.
Treinamentos
Com a implantação do novo serviço a Prefeitura realizará treinamentos e capacitações coletivas entre os colaboradores que participaram da construção do projeto como, Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau) , Clube de Engenharia.