Para manifestar críticas sobre os serviços realizados pela Administração Municipal, envio de sugestões, solicitação de informações ou reclamação sobre a prestação de algum serviço, o divinopolitano conta com a Ouvidoria Municipal. O espaço funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis e o cidadão tem cinco opções para se manifestar.
Pelo telefone (3229-8110), site (divinopolis.mg.gov.br), email (ouvidoria@divinopolis.mg.gov.br), pessoalmente na Avenida Paraná, 2.777, no Belvedere, de 12h às 18h, ou por carta.
A Ouvidoria tem a missão de identificar eventuais falhas que ocorram na prestação dos serviços, bem como apontar sugestões que ajudem a solucioná-las. Sua atuação fortalece o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na administração pública.
O espaço atua como mediadora entre o cidadão e a Administração. A partir da manifestação do cidadão, a Ouvidoria busca melhorar a qualidade de atendimento de serviços públicos oferecidos de forma que a população possa sentir-se satisfeita, e ter suas necessidades atendidas.
As manifestações recebidas pela Ouvidoria, analisadas e encaminhadas às secretarias ou unidades gerenciais para providências ou manifestação, têm prazo de resposta de até dez dias úteis.
A Ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às secretarias e demais unidades de gestão pública, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Depois de a mensagem ser examinada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante, funcionando como um canal humano de interlocução com o público.