15 JAN 2020
1º LIRAa 2020 apresenta alto risco de infestação

92% dos focos estão nas residências

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou, nesta quarta-feira (15/01), o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa). De acordo com o relatório, foram visitados 4.835imóveis, de 6 a 10 de janeiro, e apresentaram 8,1% de risco de infestação.

Segundo o levantamento, o percentual deixa o município com alto risco de infestação. O total de 92% dos focos estão nas residências; e 8%, nos lotes vagos.

Em relação aos tipos de recipientes que acumulam água e onde foram encontrados focos, estão os passíveis de remoção, como baldes, garrafas, pneus, entre outros, com 38%; os depósitos móveis, como pratos e vasos de plantas, têm 29% dos focos; os locais de armazenamento de água, como tanques e caixas d’água, 12%; e os depósitos, como ralos, caixas de passagem e fonte ornamental, apresentaram 20% de focos encontrados.

A Região Nordeste tem 10,7% de risco de infestação; Norte, 10,5%; Sudeste, 8,4%; Central, 7,8%; Sudoeste, 6,4 % e Oeste 5,4, com risco alto de infestação.

O ultimo LIRAa realizado em 2019 apontava índice de 2,4% e município estava em situação de alerta

O LIRAa é uma pesquisa para detectar a presença de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zica vírus. A Vigilância Ambiental realizou vários mutirões nos últimos meses buscando minimizar os possíveis focos do mosquito. Entre os bairros onde foram encontrados mais focos, estão Niterói, Manoel Valinhas, Danilo Passos, Icaraí e o Centro Industrial.

Fonte: Assessoria PMD