10 JAN 2020
Gincana Solidária ajuda a doar cadeira de rodas para divinopolitano

Na última terça (07/01), o Centro Espírita Jesus de Nazaré, fez a entrega de uma cadeira de rodas a Jadir Alonso Ferreira, morador do Bairro Tietê, vítima de um assalto a mão armada. A cadeira foi adquirida graças a uma parceria do centro espírita com a Prefeitura de Divinópolis para o projeto “Lacre do Bem”. A iniciativa tem o objetivo de arrecadar lacres de latinha de alumínio, para serem trocados por uma cadeira de rodas.

A atividade aconteceu em outubro de 2019, na escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, no Bairro Tietê. As turmas do 6° ao 9° ano juntaram 26.888 lacres o que viabilizou a troca por uma cadeira de rodas.

A Gincana Solidária faz parte das ações educativas da semana do Lixo Zero, que visa promover  a prática da reciclagem e coleta seletiva, desenvolvidas através da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam).

A escolha do beneficiado ficou a critério da direção da escola, que procurou a pastoral da saúde da paróquia São Pedro e identificou Jadir, usuário de uma cadeira emprestada pela Associação dos Deficientes do Oeste de Minas Gerais (Adefom).

De acordo com a Gerente de Manutenção Urbana, Marina Cândido, a Gincana Solidária promoveu a conscientização dos alunos e seus familiares sobre a importância da reciclagem.

A Secretária de Operações e Serviços Urbanos, Cláudia Machado, afirmou que a ação superou as expectativas e que a Semsur e as demais envolvidas perceberam que educar os jovem é o melhor caminho.

“Plantamos a semente da reciclagem e ainda foi possível demonstrar de modo prático como uma ação simples é capaz de beneficiar pessoas e o meio ambiente”, destaca.