27 DEZ 2019
Nota à imprensa - Operação tapa-buracos

O ano 2019 nem bem chegou ao fim, mas já há estampadamente a decisão desesperada de alguns poucos em não respeitar o processo eleitoral. E não os prazos legais estabelecidos em legislação própria para o pelito de 2020. E o desespero é tão grande e sorrateiro que se evidência na calada da noite, mesmo que uma noite como a de 24 para 25 de dezembro.

A confecção de cartazes, devidamente editados e com manipulação de imagens, que foram espalhados na região central contou com um trabalho planejado e hercúleo. Afinal, tiveram que levar suportes e até pedras para firmar tais peças. Mas, pela destreza em se manter escusos, seus autores devem estar acostumados a essas práticas.

Aos cidadãos sérios, que fazem valer seus direitos, dentro os quais o da solicitação de melhorias, isso se faz à luz e sob o respaldo legal da lei e das formas democráticas de se reivindicar, do tapa buracos aos assuntos de relevância extrema. Quem cobra na calada da noite, escondido, é por que tem medo ou telhado de vidro. E essas condições não combinam com quem se apresenta à vida pública destinado a ajudar.

É preciso esclarecer que o buraco que aparece em uma moto que circula nas redes sociais é resultante de uma operação da Copasa, devendo, portanto, conforme estabelecido em legislação própria, por ela ser tampado. Cabe ao município notificar para que o reparo seja feito. E isso já foi feito.

Também é de conhecimento de todos a realidade financeira dos municípios mineiros. Infelizmente, o problema dos buracos hoje é uma realidade da maioria das cidades. Porém, algumas tem sentido mais dificuldades, caso como o de Divinópolis que, em decorrência do sequestro feito pelo Governo do Estado, tem R$ 100 milhões a receber. E isso a mais de um ano. Era com esse dinheiro que muitas benfeitorias seriam feitas.

Mesmo assim, a Prefeitura tem intensificado ações como a do tapa buracos. Somente esta semana, foram compradas mais 45 toneladas de emulsão asfáltica. É preciso destacar também que a camada asfáltica das principais vias é velha e o simples serviço de tapa buracos já não resolve o problema. É por isso que já está em andamento a elaboração do projeto que prevê a execução de uma nova pavimentação nos principais corredores de circulação, com execução prevista para o primeiro semestre de 2020 e orçada em aproximadamente R$ 20 milhões. Ressalta-se ainda o fato de que a situação, que vinha sendo acompanhada de perto e estava dentro da escala de recomposição, foi agravada pelas ultimas chuvas, torrenciais (somente na madrugada de segunda para terça choveu 38 mm) e que potencializam o surgimento de buracos. Ainda como alternativa ao problema, o município tem atuado junto à Copasa no sentido de que esta possa agilizar as demandas geradas por obras de sua responsabilidade, priorizando os trechos considerados críticos, como na Rua Pitangui.

A Administração Municipal não irá se calar à ação dessas alegorias de assombrações que se utilizam do escuro da madrugada para tentar amedrontar as pessoas. Se quiserem antecipar as eleições municipais que o façam sob a autoridade da democracia que nos rege.

Fonte: Assessoria PMD