19 DEZ 2019
Semusa realiza Simpósio de Atenção Domiciliar de Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nesta semana o 1º Simpósio de Atenção Domiciliar, destinado a profissionais da rede de saúde pública. O evento marcou ainda o primeiro aniversário da implantação do serviço no município. Neste período, 204 pacientes foram atendidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar. Em Minas Gerais, apenas 34 municípios possuem o serviço.

Para o secretário de Saúde, Amarildo de Sousa, o programa traz à promoção a saúde dos pacientes

“Tenho muito orgulho de ter ajudado a implantar o SAD em Divinópolis, o serviço acolheu muitos pacientes e seus familiares, promovendo o tratamento e reabilitação deles. O SAD garante o cuidado e dignidade das pessoas”, disse.

As palestras abordaram temas importantes para os profissionais: A expansão da Atenção Domiciliar em Minas Gerais: Conquistas e Desafios, ministrada por Priscila Guedes Santa Ursine, referência técnica do Programa Melhor em Casa no Estado, e SAD Divinópolis - Como Estamos Organizados tema apresentado por Marlene das Dores Medeiros Silva, coordenadora do SAD Divinópolis.

Também participaram do evento o médico Fabio Modesto e Silva, do SAD de Contagem e Ribeirão das Neves, e Elisiane Marques Faria, coordenadora do SAD de Pará de Minas, que detalharam o funcionamento do serviço em suas respectivas cidades. O professor da UFSJ e referência técnica do SAD, Alexandre Ernesto Silva, fechou o evento abordando sobre os cuidados paliativos na Atenção Primária e a saúde e compaixão como ferramenta do cuidado. Relatos de casos também foram apresentados, com a presença de pacientes e seus familiares, o que ocasionou emoção aos convidados.