06 DEZ 2019
Nova gestão da UPA reduz tempo de internação

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS) divulgou em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (06/12), o desempenho dos 67 dias de gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto. O número de pacientes aguardando internação hospitalar passou de 65 para 16, a média de permanência de 8,1 dias para 1,2 dia, em média.

O IBDS ressaltou que nessa décima semana de atuação, algumas alterações na forma de trabalho foram realizadas para que o atendimento melhorasse, não só para os pacientes, mas também para os profissionais de saúde.

Como foco prioritário, IBDS realizou mudanças na organização dos processos. Foi criada uma unidade de resposta rápida ao paciente, onde o mesmo tem acesso a médicos e as outros profissionais da saúde. Também foi garantido o apoio e diagnóstico com mais agilidade.

O assessor técnico da IBDS, Paulo Henrique Silva, enfatizou as dificuldades iniciais enfrentadas e os números já alcançados em três meses de gestão

“Alcançamos alguns números após alterações na linha de trabalho como por exemplo, o número de pacientes aguardando internação. No dia 30 de setembro, quando assumimos a gestão, havia 65 pacientes aguardando; neste momento são apenas 16 pessoas”disse.

A diretora de urgência e emergência, Cristiane Joaquim, ressaltou uma das mudanças no atendimento ao público

“Os pacientes em observação têm agora um status definido em até 24 horas. Então, o paciente entrou, foi atendido, e em 24 horas tem que ser definido se ele vai ser liberado, internado ou referenciado para a unidade de origem dele”, destacou.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, destacou a nova gestão que começa a apresentar resultados positivos.

“Agora, a gente entra com uma nova fase, uma nova visão e a gente já possui alguns resultados, mas reconhece que muita coisa ainda precisa ser feita. São processos de melhoria contínua, que são gradativos e constantes”, analisou.