08 NOV 2019
TRÂNSITO
Forças de segurança e fazendárias ratificam retirada dos ambulantes da São Paulo

A retirada dos ambulantes do Centro de Comércio Popular, conhecido como ‘Camelódromo’ no quarteirão fechado da Rua São Paulo, se transformou em uma questão de segurança pública. Representantes das forças de segurança e fazendárias se reuniram nesta sexta-feira (08/11), no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, para apoiar e ratificar a decisão já anunciada pelo Município que tem como base, uma cobrança do Ministério Público de Minas.

Durante o encontro, foi confirmada a informação segundo a qual, além da prática de ilícitos fiscais, o camelódromo abriga outras práticas delituosas, dentre elas o comércio de medicamentos abortivos e, até mesmo, de armas.

A retirada dos ambulantes atende, ainda, aos propósitos da lei de mobilidade urbana, recentemente aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito de Divinópolis, Galileu Machado. Neste sentido, a ideia é ampliar o espaço ocupado pelo Centro de Comércio Popular, revitalizando o local e priorizando o tráfego de pedestres.

A programação estabelecida para a liberação do local continua mantida para 1º de dezembro. Alguns ocupantes das barracas já anunciaram, inclusive, o acerto com centros de comércio existentes nas proximidades, sinalizando a desocupação voluntária da área. Hoje, nenhum dos ambulantes possui qualquer tipo de autorização administrativa para permanência no local.

Participaram da reunião o prefeito de Divinópolis e os representantes das secretarias de Governo, Administração, Trânsito, Meio Ambiente e Planejamento, Serviços Urbanos, Procuradoria Geral do município, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Receita Federal.