04 NOV 2019
Projeto identifica impacto de veículos de cargas no trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública (Settrans), iniciou na manhã desta segunda-feira (04/11), a contagem classificada de veículos. Os trabalhos em campo para realização de pesquisa começaram na região do bairro Niterói. A contagem faz parte de um projeto para identificar possíveis impactos do trânsito de veículos de transporte de carga no município.

A iniciativa da Settrans é uma recomendação do Ministério Público e tem como objetivo, a partir dos relatórios concluídos da situação atual do trânsito nos locais, definir as mudanças que deverão ser feita para melhoria no fluxo da região. O investimento no projeto será de R$ 75 mil e será executado pela Consultran, empresa de Santa Catarina, ganhadora da licitação.

Serão instalados equipamentos móveis em 21 pontos de cruzamentos nos bairros Niterói e Interlagos, para a contagem e classificação de veículos, durante 24 horas, com registro de imagens da frequência do trânsito e quantitativo de veículos. O primeiro equipamento de apuração está na Rua do Cobre, entre a Rua Rubi e a Rua Esmeralda. O segundo está na Avenida Gabriel Passos com a Rua Francisco Malaquias. Já o terceiro equipamento fica no cruzamento da Avenida Governador Magalhães Pinto com a Rua Industrial.

O gerente de projetos de trânsito, Lucas Estevam, ressalta a importância da realização deste trabalho.

“Através deste projeto teremos um diagnóstico de como o trânsito está se comportando e como vai ficar futuramente. Depois, por meio de micro simulações de software específico, conseguiremos visualizar possíveis alterações para melhoria. Visando as questões de mobilidade e transporte coletivo e verificar através do software as possibilidades de mudanças no trânsito”, conta Lucas.

Serão 15 dias de contagem e o projeto, junto com os relatórios concluídos estarão finalizados até 16 de dezembro deste ano.

Em 2020, a Settrans pretende fazer o mesmo trabalho na região central de Divinópolis para um trânsito de fluxo rápido, mais seguro e com vias adequadas.