27 SET 2019
Escola São José comemora 50 anos

A Escola Municipal São José realizará, neste sábado (28/09) de setembro, a comemoração de seu aniversário de 50 anos. As atividades terão início às 8h e acontecerão no pátio da escola. Participarão alunos, ex-alunos, funcionários e toda comunidade escolar.

As turmas da creche III, primeiro e segundo período farão apresentações musicais em homenagem à escola. Estará montada no local, uma exposição com fotos antigas e recentes da escola.

No evento acontecerão também depoimentos de ex-alunos e ex-funcionários sobre a escola, como da ex-aluna e atual funcionária, Gislene Aparecida Rios. Também dará seu depoimento o ex-aluno Paulo Henrique Augusto Gonçalves cuja avó Irani Maria do Nascimento também foi funcionária da escola e Joelma Gleice Rios que é ex-aluna e atual professora da escola.

A Escola Municipal São José foi inaugurada em 1969, época que houve expansão das pré-escolas nos bairros periféricos da cidade. O Pré-Escolar Municipal São José iniciou suas atividades em dependências cedidas pela Igreja São José Operário. Diante da necessidade de construção de um prédio próprio, José Salatiel fez a doação do lote onde a escola funciona atualmente.

O prédio começou com quatro salas de aula, uma sala para secretária, cozinha e três banheiros. A edificação foi feita em regime de mutirão, a cargo da comunidade, com os materiais fornecidos pela Prefeitura de Divinópolis. Nos anos de 1978 a 1985, o prédio da escola foi reformado e ampliado com mais uma sala de aula, três sanitários, armários de alvenarias nas salas do prédio e passeio contornando o mesmo.

Em 1991, na gestão do prefeito Galileu Teixeira Machado, juntamente com a secretária de Educação, Vera Prado, houve uma importante ampliação do Pré-Escolar com a construção de mais sete salas de aula, uma secretaria, uma sala de professores, um almoxarifado e um pátio, que foram inaugurados em dezembro de 1992.

A partir 1997, a escola começa a atender o 1º ciclo em classes anexas à Escola Municipal Dona Maria Rosa. Em 1998, foi solicitado o pedido de ampliação do Pré-Escolar para Ensino Fundamental, com previsão para 1999 do ciclo completo (1ª à 4ª série). Em maio deste ano, o prédio recebeu reformas: foi construída uma nova sala para biblioteca e anterior passou a ser sala de aula, totalizando assim oito salas.

A partir de 2001 foi autorizada a expansão do Ensino Fundamental e a unidade passa a identificar-se como Escola Municipal São José de Ensino Fundamental (1ª à 8ªsérie).

Nos anos seguintes foram construídas mais salas, sala de supervisão, uma sala foi adaptada para laboratório de informática, o galpão foi coberto do galpão, foi construído um palco, houve reforma na cantina e no banheiro dos funcionários. Em 2012 foi criada uma Sala de Repouso do Atendimento Educacional Especializado, em 2013 foi montado um parquinho infantil.

Atualmente a escola atende 285 crianças, de 3 a 5 anos, da creche III ao 2º período. A atual administração é formada pela diretora Alessandra Cecília da Silva e pela vice-diretora Luciene Couto Simões Borges. A Escola Municipal São José fica na rua Afrânio Peixoto nº 600 no bairro São José.