A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Atenção Primária, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG OESTE) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou a capacitação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV). O evento foi no auditório da Universidade São João del-Rei (UFSJ) - Campus Dona Lindu.
O treinamento foi direcionado a médicos e enfermeiros da área de saúde pública municipal. O primeiro dia foi voltado para todos. Os participantes tiveram uma palestra participativa ministrada por Larissa Martins Santos, enfermeira, especialista em Saúde Pública e Urgência e Emergência, coordenadora do NEP DO CIS-URG OESTE SAMU.
No segundo dia, houve a capacitação em suporte avançado, somente para médicos, realizada por Marco Aurélio Lobão Mendes, cirurgião geral e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Itaúna.
O Suporte Básico de Vida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que ajudam no suporte de vida à vítima. O SBV é vital até a chegada de socorro. O objetivo principal é não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões. Um rápido SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência.
Suportes Avançados de Vida são manobras médicas invasivas - procedimentos cirúrgicos, administração de medicamentos, entre outros - destinada à estabilização clínica de um paciente. Podem ser realizadas no Atendimento Pré Hospitalar ou no atendimento hospitalar.
O secretário da pasta, Amarildo Sousa, lembrou a importância de treinamentos como este para um atendimento eficaz à população.
“A saúde está em constante inovação. Precisamos sempre buscar novidades para ampliar o conhecimento e técnicas de nossos profissionais e assim oferecer um melhor e mais seguro serviço de atendimento à saúde. A secretaria de saúde se dedica a proporcionar aos nossos servidores experiências que possam agregar no melhor atendimento a população”, ressalta Amarildo.