19 AGO 2019
Parcerias e ações criativas garantem lazer a Praça do Santuário

Vídeos publicados que circulam nas redes sociais reconhecem o trabalho realizado pela atual administração municipal na revitalização da Praça Benedito Valadares, Praça do Santuário. Apesar da falta de recursos, a Prefeitura de Divinópolis criativa e economicamente busca ações para garantir a recuperação do local e o resgate do espaço para a família divinopolitana.

Sob coordenação do próprio prefeito Galileu Machado, as Secretarias Municipais de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) e de Trânsito, Transporte e Segurança Pública (Settrans) intensificaram presença e melhorias na praça. Outra iniciativa é o estabelecimento de base da Polícia Militar no espaço de lazer que garante a segurança deste.

Além da parceria, a participação da sociedade organizada é fundamental. Exemplo disso é a feira de artesanato que se realiza aos domingos, implementada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em colaboração com Grupo de Amigos, que recuperou o valor artístico do local ao longo da história. Recentemente, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) autorizou realização de intervenções no Centro de Artes da Praça para garantir maior segurança ao local. Melhorias serão feitas pelo coletivo Grupo de Amigos.

O resultado dos cuidados está já presente. A população voltou a frequentar a praça todos os dias e horários. Destaque para crianças, que recuperaram o sentido pueril do espaço. Idosos também com frequência se vêm em rodas de conversa, especialmente pela manhã.

“Tinha compromisso com a população para resgatar a importância da Praça do Santuário e estou feliz de ver o reconhecimento dos moradores da região e, em particular, de quem usa a praça na vida cotidiana”, comemora o prefeito Machado. Segundo ele, é preciso buscar criatividade e parcerias para garantir a melhoria, tudo devido à atual situação financeira do município.

“O importante é que superamos desafios e cumprimos compromissos que assumidos com a gente de Divinópolis”, finalizou o prefeito, destacando que algumas pessoas têm mentido como responsáveis pela recuperação da praça. “Não serve de nada pedir que algumas pessoas gravem vídeo que diga nome de A ou B como se fosse responsável pelo melhoramento da praça. A população vê e reconhece o que a Prefeitura faz. O resto são pessoas que querem tomar vantagem política e enganar a população”, finalizou Machado.