08 AGO 2019
AGRONEGÓCIOS
Semag participa de reunião mensal da rede metropolitana de bancos de alimentos

Representantes da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) participaram, na manhã desta quinta-feira (08/08), da reunião mensal da Rede Metropolitana de Banco de Alimentos, em Ribeirão das Neves, cidade anfitriã do projeto. Estiveram presentes: Belo Horizonte, Divinópolis, Formiga, Ribeirão das Neves, Sabará e Mesa Brasil. Os membros dos municípios envolvidos debatem pautas específicas a fim de fortalecer as atividades realizadas nos bancos.

O Banco de Alimentos é um equipamento público integrado à rede operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e desses encontros, aumentam as possibilidades de participar de projetos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Logo, estendem-se as oportunidades no que se refere ao recebimento de verbas para o combate à fome e ao desperdício.

A Coordenadora de Agricultura e Banco do Alimentos, Cláudia Santana, destacou a importância das reuniões  no progresso dos trabalho realizado pelas equipes e seus colaboradores. “Participar da rede metropolitana é muito gratificante, as trocas de experiências engrandecem e simbolizam um canal de fortalecimento. Sem contar a possibilidade de recebermos doações dos demais bancos que pertencem à rede”, reforça.

O último encontro aconteceu em Divinópolis em julho, mesmo período em que quatro toneladas de alimentos foram doados para 25 instituições filantrópicas, com o apoio de supermercados, sacolões e produtores rurais. São parcerias necessárias para diminuir o desperdício. Desde setembro de 2018, mais de 22 toneladas de alimentos foram doadas e o projeto tem servido de inspiração para outros municípios.

Caso deseje fazer doações, basta cadastrar-se na Rua José Balbino Pereira, n° 81, bairro Espírito Santo, ou pelo telefone 3213-6973.