15 JUL 2019
Semas realiza projeto de hortas em núcleos e escolas municipais

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) desenvolveu o plantio de hortas orgânicas em núcleos da secretaria e em escolas municipais, através do Projeto Horta Social. O programa teve inicio em 2018 e terá continuidade em 2019, devido a realização de parcerias e ao trabalho executado por servidores, algumas hortas já foram plantadas.

Um dos locais que recebeu uma horta através desse Projeto foi o Centro de Convivência Salviano Avelar, no bairro Danilo Passos, que recebeu apoio voluntário de participantes do Tiro de Guerra, para o preparo do terreno. Após a primeira colheita realizada no ano passado essa horta terá o seu replantio realizado com novas variedades de hortaliças.

Outro local que também teve a sua horta plantada foi a Escola Municipal João Gontijo da Fonseca, no bairro São Lucas, e também já realizou uma primeira colheita. Outras hortas serão implantadas em breve, em outros bairros do município.

Essas hortas têm tido participação ativa dos usuários dos núcleos e de alunos das escolas participantes e são plantadas para consumo destes, que além da qualidade dos alimentos colhidos, podem aprender técnicas de plantio e cultivo de verduras e hortaliças.

Com acompanhamento de um engenheiro agrônomo, o Projeto segue buscando novas parcerias para poder ampliar o seu alcance e garantir a sua continuidade, uma vez que é desenvolvido somente através da colaboração de parceiros, sem utilizar nenhum recurso financeiro dos cofres do Município.

Os interessados em colaborar com o Projeto devem entrar em contato com a Assistência Social pelo telefone 3229-6733.

Fonte: Assessoria PMD