01 JUL 2019
AGRONEGÓCIOS
Doação de terreno movimenta agricultura em Divinópolis

O anúncio da liberação de um terreno pela Prefeitura de Divinópolis para construção de sede própria da nova sede Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Cooprafad) movimentou o setor da agricultura familiar em Divinópolis.

A área, de aproximadamente 2 mil metros, fica no Bairro Walchir Resende Costa. Hoje, a entidade funciona em um imóvel alugado, no Bairro Interlagos. “É fácil entender a satisfação de todos. Esse era um compromisso que tinha com o homem do campo, de valorizar essa missão que eles têm de levar o alimento para nossas mesas. E, através dessa parceria, a nossa administração cumpre esse pacto”, destacou o prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, que visitou o terreno, acompanhado do presidente da Cooprafad, José Branquinho, e também do vereador Eduardo Print Júnior.

“Muita gente não sabe, mas é daqui que sai boa parte da merenda escolar que alimenta nossas crianças da rede municipal de ensino. Basta perguntar a qualquer pessoa das escolas sobre a qualidade do produto ofertado, é sempre de primeira”, comemorou o Prefeito.

Galileu Machado reafirmou o compromisso de agilizar a processo de repasse do terreno.

“A agricultura familiar, além de garantir merenda de qualidade para nossas crianças, também é um importante mecanismo de valorizar o homem do campo e mantê-lo nas suas origens, mas de forma justa e que valorize o seu trabalho e importância”, disse.

Segundo o prefeito, as manifestações de agradecimento ao município reforçam o reconhecimento a quem tem o homem do campo como prioridade. “Infelizmente, tem gente que gosta de falar e querer aparecer em cima dos nossos trabalhadores rurais. Mas eles, melhor que ninguém, sabem separar o joio do trigo”, afirmou.

Atualmente, a Cooprafad conta com quase 100 famílias produtoras associadas; e a expectativa é que o número cresça ao longo do ano. Segundo o presidente da cooperativa, a previsão é que as obras comecem imediatamente.

O local será centro de recebimento e distribuição de produtos garantidos por famílias da cooperativa. “Acreditamos que, com melhor infraestrutura, possamos alcançar ainda maior número de produtores rurais e garantir futuro do trabalho que rende tantos frutos”, afirmou José Branquinho.