12 JUN 2019
Palestra do projeto Maio Amarelo orienta mil alunos

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans), realizou uma palestra sobre conscientização de comportamento no trânsito, para 1.050 alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco, na segunda e terça-feira (10 e 11/06).

No evento houve também um debate sobre os cuidados a serem tomados na direção de veículos e com destaque ao comportamento do pedestre. Os alunos aprenderam os cuidados essenciais para transitar garantindo sua própria segurança e, acima de tudo, respeitando as normas.

A escola está no meio de dois cruzamentos movimentados e, por isso, a educadora de trânsito, Consuelo Toledo, esteve presente para orientar a importância de obedecer às sinalizações e se atentar à circulação de veículos ao redor da instituição.

A ação do Maio Amarelo é mundial e chama atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O mês de maio foi escolhido porque, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.

Para promover a ação, os servidores da Settrans usaram um laço amarelo, que faz referência ao que o mês simboliza. Outra ação foi distribuir peças publicitárias em entidades e órgãos públicos como Prefeitura de Divinópolis, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Polícia Militar, INSS, CDL, Diviprev, Clube dos Servidores, postos de saúde e escolas. Foram realizadas 20 blitzes educativas em vários pontos da cidade e um Passeio Ciclístico, com participação de varias  associações de ciclistas.