27 MAI 2019
Escola João Epiphânio comemora 50 anos

A Escola Municipal João Epiphânio Pereira – pré-escola do bairro Porto Velho, como era chamada – festeja 50 anos, junto a unidades escolares, nessa terça-feira (28/05), às 19 horas, na quadra da Igreja Senhor Bom Jesus.

Na abertura do evento, haverá momento cívico, seguido de homenagem feita por ex-aluno da escola e apresentações artísticas de crianças. As turmas de professoras Eliane e Mônica apresentarão a música “Estúpido Cupido”, e os alunos de professoras Christiane e Marilene terão como tema pout-pourri dos anos 1980. “Arco-íris” será tema dos alunos de professoras Vanessa e Valéria, a música “Tudo, Tudo” será tema de apresentação dos alunos de professora Alcione, e os alunos de professoras Sara e Berenice atuarão com a música “Amiguinho”.

Em seguida, ex-diretoras e ex-vice-diretoras da escola serão homenageadas: Vanda Gomes de Sousa Pata, Marcília Arruda Prado, Sandra Maria Ribeiro, Andréa Gaspar Freitas, Maria Aparecida de Sousa Ribeiro, Suelene Maria de Siqueira Andrade, Cleunice Ferreira Rios, Suzana das Dores Tavares Adami, Soraia Alvim Santos Nogueira, Simone Aparecida de Souza Soares, Patrícia Regina Morato Barbosa Siqueira e Karla Aparecida Mendonça. Parabéns será também cantado pela escola.

História

Em 1969, na administração do ex-prefeito Walchir Jésus Rezende Costa, houve expansão da educação infantil nos bairros periféricos de Divinópolis, em atendimento aos anseios da comunidade. No mesmo ano, o Pré-Escolar Municipal Porto Velho iniciou as atividades em duas salas cedidas pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde funcionou por treze anos.

Para atender à demanda, em 1982, novo prédio com quatro salas foi edificado na Rua Gonçalves Dias. Em 1991, na administração de Galileu Teixeira Machado e de Vera Prado, então secretária municipal de Educação, a ampliação do prédio começou. Nos dois anos seguintes, a escola funcionou em dois locais provisórios; e a reforma foi inaugurada em 1993.

A partir de 1997, a escola começou a atender o 1º ciclo do ensino fundamental com turmas anexas à E.M. João Severino de Azevedo em 1998 e seis turmas anexas à E.M. Professor Bahia. No mesmo ano, a ampliação do pré-escolar foi solicitada para funcionamento do ensino fundamental; e, a partir de 1999, a unidade foi denominada E.M. Porto Velho, onde também coordenou classes anexas de educação infantil que funcionavam no Centro Social Urbano (CSU) e foi responsável por elas até dezembro de 2007.

A E.M. Porto Velho passou a chamar-se E.M. João Epiphânio Pereira em 2001. Com a oferta do ensino fundamental aos alunos diminuindo gradativamente, as últimas turmas de 3º ano foram atendidas em 2011; e a unidade escolar permaneceu com a finalidade de somente ministrar a educação infantil. Atualmente a escola, administrada por Karla Aparecida Mendonça, como diretora, e Andréa Gaspar Freitas, como vice-diretora, atende 180 crianças de 3 a 5 anos contando com 22 funcionários.