21 DEZ 2018
Oficina promove humanização das consultas espontâneas

A Diretoria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu, pela primeira vez, no município, a capacitação sobre acolhimento à demanda espontânea na atenção básica para os servidores de todas as unidades de saúde. As 22 oficinas foram realizadas entre novembro e dezembro deste ano com a carga horária de quatro horas para 556 profissionais da saúde.

As dinâmicas utilizadas apresentavam casos fictícios e reais das unidades locais. “O maior objetivo dessas capacitações é a reflexão dos profissionais sobre o seu próprio atendimento às demandas espontâneas, aquelas a pacientes não agendados, valorizando a humanização das consultas”, disse a enfermeira da Diretoria da Atenção à Saúde, Inês Alcione.

As oficinas serão realizadas anualmente ou semestralmente de acordo com a necessidade.

Participaram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários de saúde, agentes administrativos, gerentes, referências de gestão e auxiliares de serviço.