31 OUT 2018
São João de Deus recebe exposição “Vitórias”

O Complexo de Saúde São João de Deus recebeu a exposição “Vitórias”, organizada pela Prefeitura de Divinópolis em comemoração à Campanha Outubro Rosa. A mostra é realizada nos corredores da instituição de saúde com fotos de mulheres que em algum momento da vida passaram por um tratamento contra o câncer de mama e foram curadas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Amarildo Sousa, a ideia de promover a exposição veio da necessidade de mostrar que o autoexame possibilita o diagnóstico precoce. “Queríamos trazer não só números catastróficos de mortes ou novos casos diagnosticados todos os anos, mas também os números das sobrevivências, das vitórias, das pessoas que passaram por esse tratamento. O intuito era dizer às pessoas que elas podem fazer o autoexame e obter a detecção precoce. Que isso fará que a mulher tenha um bom resultado no tratamento, assim como essas mulheres que hoje estão participando desta exposição fotográfica. É uma mensagem de esperança a nossas mães, nossas irmãs, nossas mulheres”, destaca o secretário.

Em acompanhamento na Unidade Oncológica do Complexo de Saúde São João de Deus, a funcionária pública Cida França já realizou, em outra ocasião, um tratamento contra o câncer de mama e se diz realizada por participar do projeto. “Só tenho que agradecer, tanto da parte do São João de Deus, quanto da parte da Acccom. Nós somos muito bem atendidos. E cada vez que nos colocamos à disposição para fazer este tipo de trabalho, este ensaio, eu acredito que nós damos mais força àquelas pessoas que também estão em tratamento. Porque, quando elas nos veem com esse ânimo, com essa garra, com essa vontade de tratar-nos, de viver, a fé fica acima de tudo”, afirmou.