A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Vigilância em Saúde, participou das Oficinas de Criação de Peças de Teatro Educativo e de Confecção de Bonecos, proposta pela Superintendência Regional de Saúde (SRS-Divinópolis). A capacitação ocorreu em 4 e 5 de setembro.
A oficina foi direcionada aos educadores em saúde de 18 cidades que fazem parte da SRS . Participaram três educadores em saúde da Semusa.
A equipe de educação em saúde de Divinópolis é referência em atividades lúdicas educativas e tem, em seu histórico, 17 anos de educação em saúde voltada a arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem os vírus da dengue, da Zika, da febre chikungunya e da febre amarela. A classificação arbovírus engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos, como aranhas e carrapatos.
A oficina foi dividida em duas etapas. Em 4 de setembro, foi ministrada aos educadores a Oficina de Criação de Roteiros de peças Educativas, e, em 5 de setembro, foi realizada a Oficina de Confecção de Bonecos, já com as personagens do roteiro criado.
O curso teve objetivo de proporcionar recursos didático-pedagógicos aos educadores em saúde das cidades participantes como complementação dos recursos e atividades que eles já executam. Foram discutidas novas técnicas para aplicação de exercícios dramáticos educativos e para montagens de peças didáticas para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.