29 JUN 2018
Dois milhões de expectadores passaram pelo Gravatá em 11 anos

O Teatro Municipal Usina Gravatá completa, nesta sexta-feira (29/06), 11 anos. Neste período, recebeu cinco mil atrações e dois milhões de espectadores. Inaugurado em 29 de junho de 2007, o espaço cultural, além de ser um bem tombado pelo patrimônio, é o mais importante espaço para produções culturais de Divinópolis.

Antes de se tornar teatro, o prédio abrigou a antiga Usina Gravatá, primeira de álcool-motor de mandioca do Estado de Minas Gerais.  Durante a Segunda Guerra Mundial, com a interrupção do fornecimento de gasolina para o Brasil, foi responsável pelo abastecimento de Divinópolis e região, produzindo milhões de litros de álcool-motor. Nos anos 1960, foi depósito agrícola. Em 1988, começou-se a vislumbrar a possibilidade de transformar o espaço da usina em área de convívio e produção cultural.

Para ser adaptado, foram instalados equipamentos cênicos, que propiciaram a criação de um espaço cultural para receber espetáculos de música, teatro e dança. A proposta arquitetônica restaurou e preservou as características originais do edifício, adaptando seu interior para o recebimento da estrutura cênica.

O Teatro Municipal foi uma iniciativa da Prefeitura de Divinópolis e da Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago com patrocínio da Usiminas. A siderúrgica mineira investiu, pela Lei Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, R$ 2 milhões para a recuperação do imóvel e a montagem do teatro.