26 JUN 2018
Moradores comemoram obras no Nossa Senhora das Graças

A Prefeitura de Divinópolis inaugurou, no começo da noite de sexta-feira (22/06), as obras da Rua José da Paz, no bairro Nossa Senhora das Graças. Moradores comemoraram o fim das fortes inundações na via.

A importância das obras é expressa pela fala de dona Geni Amélia, 85 anos. Moradora do local há décadas, ela afirmava não já ter esperanças de ver uma solução para o problema.

Ao participar da inauguração da obra, aos prantos, disse estar realizando o maior sonho da vida. “Só quem vivia aqui para saber o drama; não tinha nem como a ambulância buscar alguém na porta de casa. Hoje só tenho uma palavra que dizer: muito obrigada, do fundo do meu coração”, afirmou.

A obra no local foi dividida em etapas. A Rua José da Paz recebe boa parte da água pluvial do bairro Nossa Senhora das Graças e de toda a região.  “Em dias de chuva, o local ficava inundado pela água de deságua em um córrego. A primeira providência foi realizar a contenção do barranco, já que boa parte da rua já tinha sido levada pelas chuvas. A técnica utilizada foi o rip-rap, que aproveita pneus velhos presos a estacas fincadas no local. O método é eficiente, econômico e ambientalmente correto”, destacou o diretor de Serviços Urbanos, Rodrigo Assis.

Realizada essa etapa, foi implantada uma rede para receber as águas das chuvas. Para evitar que a enxurrada a pavimentação, foram instaladas também duas galerias. “Todo o material utilizado foi reaproveitado de ferragens que estavam no pátio da Prefeitura. Por fim, o calçamento. As pedras também foram reaproveitadas de reparos em calçamentos. Como contrapartida, os moradores fizeram os passeios”, explicou Rodrigo.

Recebido pelos moradores, o prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, valorizou a conquista. “Em 2016, quando estive aqui, não era possível atravessar de um lado da rua para o outro por causa dos buracos. Assumimos, então, o compromisso de que essa situação desumana não iria continuar. E hoje estamos aqui para entregar a dignidade aos moradores”, declarou.

O vice-prefeito Rinaldo Valério comemorou a entrega da obra. “Quando chovia, esse trecho de rua se transformava em um rio. Era só buraco. Estamos muito felizes por estar aqui hoje entregando esse benefício”, disse.

Já a secretária municipal de Operações Urbanas, Cláudia Abreu, ressaltou que a obra tem também um importante alcance para a saúde pública, principalmente no combate à dengue. O trabalho feito com a contenção próxima ao córrego impacta diretamente a condição de vida de toda a região. “Obrigada a todos que estão presentes para compartilhar este momento e principalmente a todos os moradores que acreditaram na nossa administração. É importante também ressaltar que esta obra permite o fortalecimento de vínculos entre os vizinhos”, finalizou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024