15 JUN 2018
Investimentos, mutirões e visitas contribuem para reduzir casos de dengue em 99,3%

Série de ações planejadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) contribuiu para a redução dos casos de dengue em 99,3% no município. Os dados foram apresentados pelo Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (15/06) no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Durante pronunciamento, o prefeito parabenizou os servidores municipais pelo exitoso trabalho. “Estamos felizes e sabemos que a secretaria de saúde tem a consciência de que essa vitória por mais espetacular que seja, representa a superação de uma batalha apenas, em meio a uma guerra continua. Não devemos nos dispersar, parabéns e muito obrigado a todos”, celebrou o prefeito em discurso. Galileu recebeu homenagem dos servidores pelo efetivo combate a dengue.

Mutirões de limpeza, gincana educativa, visitas, eventos públicos e parcerias com igrejas, além do trabalho constante dos agentes de saúde, colaboraram para a queda das notificações em Divinópolis.

A Semusa intensificou os trabalhos para a redução dos casos e as notificações de dengue no município. Em 2015 e 2016, até maio, foram registrados 6.398 casos; já em 2017 e 2018, no mesmo período, foram registrados apenas 62 casos, redução de casos confirmados em 99,3%.

Entre as ações realizadas pela Semusa, está gincana com escolas estaduais e municipais. Foram realizados 49 mutirões de limpeza na comunidade de janeiro a maio de 2018 e 67 visitas e ações educativas em escolas e eventos públicos nos primeiros cinco meses.

Mais de 12 mil imóveis receberam ações de bloqueio contra o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, do zica vírus, da febre amarela e da chikungunya, por meio do trabalho de ultra baixo volume (UVB). A Semusa também realizou parceria com 71 igrejas para reforçar a conscientização da população acerca de focos em residências.

Nos primeiros quatro meses de 2018, a equipe de controle de zoonoses realizou 112.202 visitas em residências. Foram recolhidas 85,7 toneladas de reservatórios e 38 toneladas de pneus.

Para intensificar o trabalho dos agentes de saúde, a Semusa adquiriu cinco drones e um caminhão. Os drones ajudam os agentes de saúde nos trabalhos diários de combate aos focos do mosquito. Por meio dos equipamentos, é possível verificar locais de difícil acesso, casas sem moradores, lotes com mato alto, entre outros locais.

O evento contou com a participação dos servidores da Semusa, do vice-prefeito Rinaldo Valério, da diretora de Relações Institucionais e Comunitárias, Patrícia Coelho, secretário de Saúde, Amarildo de Sousa; diretora de vigilância em Saúde, Janice Soares; secretária de Operações Urbanas, Cláudia Machado e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos. O presidente da Câmara, Adair Otaviano, e o vereador Renato Ferreira também prestigiaram o evento. Durante a solenidade, 154 funcionários da saúde receberam uma homenagem.