Uma tradição passada por geração após geração será realizada neste domingo (27/05), em frente ao Santuário de Santo Antônio, para a celebração da Missa Conga. Trata-se da Missa Conga, realizada desde 1977 no município.
Guardas de Catupé, Moçambique e Marinheiros confirmaram presença na celebração da missa, ministrada por frei Leonardo. Ao todo, serão 12 guardas confirmadas para 2018.
A celebração religiosa comemora a assinatura pela princesa Isabel da Lei Imperial n. 3.353 – a conhecida Lei Áurea –, de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil.
A Missa Conga marca o início oficial das festas de Congada na cidade até outubro, incluindo as festas de Reinado, Santa Cruz e de São Benedito.
Os eventos contam com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que elaborada todo o cronograma das festas, auxilia na divulgação e presta apoio logístico.
Após a realização da Missa Conga, será realizado o Café de São Benedito. Um momento de congraçamento dos congadeiros e de todos que participam do evento religioso.