22 FEV 2018
Frequência escolar é tema de debate no AABB

Na manhã desta quinta-feira (22/02) foi realizada uma reunião na sede do Programa Integração AABB Comunidade com o objetivo de destacar a importância da frequência escolar dos alunos do projeto. Aproximadamente 60 pais e responsáveis participaram do encontro.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) e das quatro escolas que possuem alunos que fazem parte do programa que são Escola Municipal Sidney José de Oliveira (bairro Jardim Candidés), Escola Municipal João Gontijo da Fonseca (bairro São Lucas), Escola Municipal São Sebastião e Centro Técnico Pedagógico (Cetepe) localizados no bairro São Sebastião e equipe do programa AABB Comunidade.

A gerente de Políticas Educacionais da Semed, Valda Lúcia Machado, destacou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Divinópolis com a participação das famílias. “Este é um projeto que vem para auxiliar no ensino e aprendizagem, auxiliar os alunos a desenvolverem a capacidade de resolução de problemas, desenvolver a autonomia que é também o que fazemos nas escolas. Acompanhamos bem de perto o desempenho dos alunos aqui no projeto e na escola, por isso precisamos que a família esteja junto neste trabalho para que alcancemos os objetivos”, salientou.

Rosilene da Silva Bernardino, mãe de dois filhos que participam do projeto resumiu a importância do programa. “Agradeço toda equipe por meus filhos estarem aqui. Enquanto estão no projeto eles não estão na rua aprendendo coisa errada. Toda equipe é maravilhosa e esse projeto é excelente para toda família”, disse.

Silvia Regina Fonseca Rabelo, coordenadora do Projeto Presenção na Educação da Semed, alertou sobre a importância da freqüência escolar dos alunos. “Os pais precisam ficar atentos para a frequência escolar dos seus filhos não só no projeto, mas como também na escola. Com três ausências no projeto ele poderá perder a vaga. Atualmente temos 97 alunos na lista de espera. Para participar do projeto o aluno também deve ser frequente na escola”, alertou.

Silvia ainda lembrou sobre a importância de todas as famílias realizarem o Cadastro Único da Assistência Social do Governo Federal. “Muitas famílias poderiam estar recebendo benefícios como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), desconto em água e luz (dentre outros) e muitas vezes não sabem”, disse.

A técnica da gerência educacional da Semed, Helen Rodrigues Ferreira, reforçou a importância da família no aprendizado. “Deve ficar bem claro que o primeiro compromisso dos alunos é com a escola, o projeto é um presente. O projeto colabora com o desenvolvimento oferecido na escola que é o desenvolvimento físico, intelectual e a convivência com o outro. Por isso precisamos que os pais ajudem os filhos assumir o compromisso não só com o projeto, mas também com a escola”.

O programa Integração AABB Comunidade tem 15 anos, atende quatro escolas e recebe 100 alunos no contra turno. Ele é realizado em parceria com a Prefeitura de Divinópolis que fornece o transporte escolar, alimentação para os alunos e ainda 10 funcionários. Outros parceiros são a Fundação Banco do Brasil que fornece o uniforme completo (inverno, verão, natação) e a Fundação Nacional das AABBs que fornece o material didático.

Entre o primeiro e o segundo turno, as crianças passam por atividades da vida cotidiana: banho, escovação e outros cuidados com a higiene pessoal. Em seguida é servido um almoço balanceado, supervisionado por nutricionistas e feito pelas cantineiras.  Após o almoço, repousam e se preparam para as oficinas de artes plásticas, musicalização, esporte, dança, formação social e várias outras.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024