O Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, recebeu na manhã desta terça-feira (30/01), a equipe técnica da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O órgão analisa um pedido da prefeitura para assumir a gestão do Aeroporto Municipal Brigadeiro Cabral.
O superintendente da Infraero, Paulo Eduardo Cavalcante, afirmou que já teve acesso ao relatório produzido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) sobre os próximos investimentos no Brigadeiro Cabral. “Fomos até o aeroporto fizemos uma inspeção aeroportuário e vamos fazer um relatório com alternativas viáveis para desenvolvemos parceria junto com o município e a SAC”, destacou Cavalcante.
O superintendente afirmou que a análise será concretizada nos próximos 90 dias. “Essa análise leva entorno de 60 a 90 dias porque carece passar por várias áreas da Infraero para fechar uma posição e apresentar ao município”, ressaltou.
Ainda conforme Cavalcante, a parceria tem chances de ser concretizada pela carência da região. “Temos uma carência por operações. Hoje tem apenas uma linha e, que em tese, não atende a demanda da região. Já ouvimos os empresários e os políticos da região e constatamos a carência do raio de influência que envolve Divinópolis”, afirmou.
O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, afirmou que a possibilidade de parceria seria um avanço para a cidade. “Nosso aeroporto receberá investimentos e seria importante parceria para o desenvolvimento da cidade e região”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turismo, José Alonso Dias, afirmou que o município tem custo alto para manter o aeroporto e a parceria seria uma economia para os cofres públicos. “Estamos empenhados para realizar essa parceria. A cidade e região se beneficiariam e inúmeros benefícios chegariam. Outro ponto seria que o município economizaria caso a Infraero assumisse o aeroporto”, disse.
No encontro realizado no auditório do Cefet, participaram o vice-prefeito, Rinaldo Valério, e o deputado federal, Newton Júnior. O presidente da Câmara, Adair Otaviano. Também participaram os vereadores Ademir Silva, Josafá Anderson, Raimundo Nonato e Janete Aparecida.
Ainda participaram os prefeitos Francisco Cleber Viera de Aquino (Araújos), José Rodrigues Barroso Araújo (Cláudio) e Gilmar Teodoro de São José (Perdigão).