Duzentos e cinquenta jovens do Projeto Fazendo Arte realizaram o último ensaio na tarde desta sexta-feira no Teatro Municipal Usina Gravatá para o espetáculo O Reizinho Mandão. A apresentação está agendada para sábado (25/11) e domingo (26/11), sendo uma adaptação livre de uma pequena fábula escrita por Ruth Rocha para o teatro.
A diretora artística do Fazendo Arte, Lene Pereira, explica que os jovens das oficinas do projeto vão contar a história de um menino mal-educado e imaturo. "Um reino é tomado por um jovem príncipe depois da morte de seu pai Rei. O reizinho era um menino muito mal-educado, mimado e imaturo e passou a cuidar do reino como bem-quisesse criando leis malucas e maltratando à todas as pessoas. Com o passar do tempo as pessoas inibidas pelas atitudes do rei passaram a se calar e aos poucos foram desaprendendo a falar", disse.
Ainda de acordo com Lene Pereira, o menino buscou ajuda para melhorar seu relacionamento com as pessoas. "Quando começou a se sentir sozinho por não haver ninguém em seu reino que conversasse com ele, decidiu visitar outro reino em busca de um sábio para descobrir como fazer para que as pessoas voltassem a falar", afirmou Pereira, explicando que o espetáculo apresenta uma linguagem contemporânea no qual atores, músicos e dançarinos interagem durante o espetáculo.
O Fazendo Arte é patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão é da Associação Cultural de Educação Social e Artística (Acesa), com apoio da Prefeitura de Divinópolis, pelas Secretarias Municipais de Cultura (Semc) e de Educação (Semed). O Centro Diocesano de Divinópolis também apoia o projeto. Atualmente são 1,5 mil jovens matriculados nas oficinas de danças, música e teatro